Blonde mal estreou e já vem trazendo discussões controversas. O filme da Netflix, protagonizado por Ana de Armas, conta a história da atriz Marilyn Monroe, que morreu na década de 1960.
- Blonde | Compare o elenco do filme com as pessoas reais
- Crítica Blonde | Biografia fictícia de Marilyn Monroe é dolorosa e intensa
A biografia fictícia deveria ser uma homenagem à memória de Monroe, mas vem sendo classificada como exploradora e inassistível. Apesar da qualidade da fotografia, direção e atuação, principalmente de Ana de Armas, o filme vem amargando apenas 44% de aprovação da crítica especializada e 34% da audiência no Rotten Tomatoes.
Críticas
Grande parte das críticas ao filme Blonde abordam as mesmas questões: a exploração sexual e desumanização de Marilyn Monroe, uma das maiores atrizes da Era de Ouro de Hollywood. Basta fazer uma busca no Twitter pelo filme para ver as mesmas indignações sobre o filme. Muitas reclamações pontuam o quão óbvio é que o longa foi dirigido por um homem:
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Blonde é totalmente machista e sexista. Reduz a Marilyn ao estereótipo da loira burra hipersexualizada e surtada, beirando o colapso, deixando de lado todo o talento que a mesma tinha. Os únicos pontos positivos pra mim são a atuação de Ana de Armas e a fotografia que é perfeita. pic.twitter.com/T4dCmeuUvk
— 𝙝𝙤𝙣𝙤𝙧𝙖𝙩𝙤 (@lcshonorato) September 28, 2022
BLONDE
Em quase 3 horas de filme uma mulher é hostilizada, violentada, exposta e torturada. Em uma hora, já tínhamos visto a protagonista sofrendo uma tentativa de homicidio, um estupro e um aborto. Mas não vemos nada SOBRE ela. + pic.twitter.com/5IJVUHBm7h
— Fabi (@fabianalr_) September 28, 2022
Blonde é facilmente um dos filmes mais ofensivos que vi em muito tempo. Andrew Dominik resgata a imagem de Marylin Monroe para viola-la mais uma vez num retrato moralista assinado por alguém que não conhece a sua biografada e nem respeita a sua obra. Uma experiência insuportável. pic.twitter.com/1hYLSlAjn5
— Thiago Barata (@thiagobarata87) September 29, 2022
Blonde é um filme inspirado no livro homônimo de Joyce Carole Oates, que aborda a vida e carreira de Monroe desde a infância conturbada até a transformação em uma estrela de Hollywood nos anos 1950. A atriz morreu em 1962, com apenas 36 anos, vítima de overdose de remédios.
Ana de Armas saiu em defesa do diretor, dizendo que Dominik queria que o mundo descobrisse como se sentir não só como Marilyn, mas como Norma Jean, o nome verdadeiro da atriz.
Você pode assistir ao filme Blonde na Netflix.
Trending no Canaltech:
- As 10 cenas de game over mais brutais dos games
- Confira cursos gratuitos e bolsa integral para jovens na área de programação
- Exercício simples acelera o metabolismo e queima gordura enquanto você trabalha
- Trend bizarra do TikTok obriga Kindle mudar política de reembolso
- Propilenoglicol do cigarro eletrônico aumenta o risco de infarto?
Fonte: Canaltech