O filme Babilônia, protagonizado por Margot Robbie e Brad Pitt, já chegou aos cinemas brasileiros. O longa se passa nos anos 1920, durante a transição do cinema mudo para o falado, mostrando como era a indústria de Hollywood por meio de acontecimentos caóticos.
- Crítica Babilônia | Filme faz homenagem caótica ao começo do cinema de Hollywood
- Os lançamentos do cinema em janeiro de 2023
Por se tratar de um filme baseado em um momento da história que realmente aconteceu, impactando o cinema que temos nos dias de hoje, alguns personagens também são inspirados em pessoas que existiram. Entre eles estão atores, cineastas, escritores, produtores e ativistas.
Pensando nisso, o Canaltech listou 7 personagens de Babilônia inspiradaos em pessoas reais.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
7. Irving Thalberg
View this post on Instagram
O personagem Irving Thalberg, interpretado por Max Minghella, é um personagem real. Thalberg foi um produtor de cinema dos Estados Unidos, um dos primeiros, e também um dos fundadores do estúdio MGM, quando tinha apenas 26 anos.
Irving Thalberg foi um dos cineastas mais renomados dos primórdios do cinema, deixando um grande legado para o futuro que viria. O produtor morreu em 1936, com 37 anos.
6. Elinor St. John
View this post on Instagram
A veterana atriz Jean Smart interpreta, em Babilônia, a colunista Elinor St. John. A personagem nasceu pela inspiração na romancista Elinor Glyn, conhecida por publicações polêmicas nas primeiras edições da revista Cosmopolitan e Photoplay.
Glyn também foi a responsável por firmar o termo “it girl”, dado às mulheres que criam tendências e passam a ser consideradas inspirações para outras. A escritora fez parte de uma parcela importante da cultura pop no início do século XX.
5. Lady Fay Zhu
View this post on Instagram
Lady Fay Zhu, interpretada por Li Jun Li, é uma personagem inspirada em Anna May Wong, a primeira sino-americana a estrelar um filme de Hollywood. A atriz enfrentava o racismo da época e se tornou uma das maiores ativistas da causa, apoiando a representatividade no cinema.
A atriz Anna May Wong estreou no cinema mudo, depois migrou para o falado e a cores, também tendo passagens pelo teatro e rádio. Ela faleceu em 1961, com 56 anos.
4. Sidney Palmer
View this post on Instagram
Interpretado por Jovan Adepo, o personagem Sidney Palmer, músico de jazz que vemos crescendo na carreira em Babilônia, também é inspirado em uma pessoa real: Curtis Mosby.
Na década de 1920, Mosby fundou a banda Blue Blowers, que se tornou tão popular que fez parte da trilha sonora de filmes importantes. Além de fundar a banda, o músico era empresário e abriu diversos clubes noturnos pela Califórnia nos anos 1930.
Curtis Mosby morreu em 1957, quando estava com 69 anos.
3. Manny Torres
O personagem Manny Torres, de Diego Calva, representa a presença dos latinos no cinema da época. Torres foi criado com inspiração em cineastas como Enrique Juan Vallejo e René Cardona, que conseguiram notoriedade nas décadas de 1910 e 1920, se tornando pioneiros em seus trabalhos.
2. Jack Conrad
View this post on Instagram
O personagem de Brad Pitt em Babilônia, Jack Conrad, é inspirado em mais de uma pessoa, como John Gilbert, Douglas Fairbanks e Clark Gable. Os atores eram bastante renomados na década de 1920, sendo conhecidos por suas performances incríveis e expressivas, assim como o personagem do longa.
John Gilbert, a maior inspiração para Babilônia, fez sucesso no cinema mudo por 20 anos e conta com diversas produções em seu currículo. Ele morreu com apenas 39 anos de idade, em 1936, vítima de um ataque cardíaco, sendo um final bem diferente do que teve o personagem de Brad Pitt.
1. Nellie LaRoy
View this post on Instagram
Margot Robbie, que interpreta Nellie LaRoy, é inspirada em algumas estrelas de Hollywood, principalmente Clara Bow. A atriz foi uma das primeiras “sex symbols” da história e apareceu em 46 filmes mudos.
Bow fez tanto sucesso em sua época que foi indicada ao Oscar pela sua atuação no filme The Letter, em 1929. Ela começou a carreira ainda em 1915, quando tinha apenas 10 anos de idade. Infelizmente, a atriz enfrentava problemas com drogas e álcool e morreu aos 60 anos. O fim de Nellie em Babilônia foi tão trágico quanto.
Você pode assistir ao filme Babilônia nos cinemas de todo o Brasil.
Trending no Canaltech:
- O que são as “pedras elétricas” da República Democrática do Congo?
- Arte mais antiga do mundo não foi feita por humanos
- Parece que o núcleo da Terra parou de girar. Quais as consequências disso?
- Veja foto do cometa C/2022 E3 (ZTF) ao se aproximar do Sol
- Veja como será o novo Explorador de Arquivos do Windows 11
- Asteroide 2023 BU fica a apenas 3.500 km da Terra nesta semana
Fonte: Canaltech