No filme Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), há uma cena protagonizada por um assustador aracnídeo, em uma das aulas de defesa contra as artes das trevas — quando os jovens aprendem as temidas maldições imperdoáveis. Mas você sabia que esse animal existe mesmo? A espécie inclusive pode ser encontrada no Brasil.
- Cientistas querem se comunicar com as aranhas por meio da música
- Como as aranhas usam as teias para ampliar a audição
Embora o animal que muito sofreu nas mãos do falso professor Olho-Tonto Moody tenha toda uma estética bem fantasiosa, passa longe de ser apenas cinematográfico: estamos falando da aranha-chicote, que faz parte dos Amblypygi, uma ordem dentro da classe dos aracnídeos.
Segundo a American Arachnological Society, algumas espécimes têm 0,6 m de envergadura e vivem em rachaduras e fendas em cavernas e florestas tropicais. Estão presentes em todos os continentes, com exceção da Antártica.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Vale lembrar que a aranha-chicote não possui veneno e é inofensiva aos seres humanos. Suas aparições são raras, uma vez que o animal conta com hábitos solitários e noturnos.
A principal característica desses animais é a presença de pedipalpos raptoriais, como se fossem mãos, que possuem espinhos. Basicamente, são essas partes que ajudam na captura das presas, que geralmente são insetos ou pequenos vertebrados.
Os pesquisadores também contam que os machos usam seus pedipalpos grandes e espinhosos para lutar pelas fêmeas. As mães protegem seus ovos em uma bolsa sob o corpo e carregam os filhotes recém-nascidos em cima de seus abdômens. O aracnídeo também pode regenerar membros perdidos ao longo de sua vida.
Trending no Canaltech:
- Samsung confirma sua 1ª TV OLED no Brasil com desconto de até R$ 2.000
- Conheça a terra preta da Amazônia que pode ajudar a restaurar o bioma
- Objeto metálico desconhecido cai e amassa teto de veículo
- 10 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT
- 5 motivos para não comprar o Fiat Mobi Trekking
- Por que o SSD Kingston NV2 1 TB vende tanto?
Fonte: Canaltech