Os filmes com enredo focado na gastronomia têm ganhado cada vez mais espaço nas telonas e até mesmo nos streamings. Mesclando comida com tramas instigantes, eles provam que podem sim dar água na boca. Exemplo disso é que tal tema está presente em diferentes gêneros como drama, comédia e até terror.
- As 10 melhores séries de culinária para assistir na Netflix
- Os 5 melhores reality shows culinários para assistir online
Duas boas opções de filmes sobre a temática são O Menu, um filme dos Estados Unidos dirigido por Mark Mylod; e Fome de Sucesso, uma produção tailandesa da Netflix que chegou à plataforma de streaming em 2023. Abusando de roteiros afiados e boas críticas sociais, ambos conquistaram os especialistas e têm boas chances de agradar os espectadores.
Já no cinema nacional, o brasileiro O Animal Cordial é um terror que mescla culinária com tensão para criar uma narrativa que tira o público da zona de conforto. Estrelado por Murilo Benício, Camila Morgado e Luciana Paes, o filme abusa do agridoce para chocar pelo enredo e pelo desfecho.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Além desses, há ainda outras produções que também merecem destaque. E foi pensando nisso que o Canaltech preparou um banquete com os sete melhores filmes sobre gastronomia para ninguém botar defeito. Tem opções de filmes mais recentes e de clássicos dos cinemas.
7. Pegando Fogo
Estrelado por Bradley Cooper, este filme de 2015, conta a história de Adam Jones, um chefe de cozinha respeitado que após se envolver com drogas e álcool acaba perdendo muito do seu prestígio.
Como consequência disso, ele decide passar um período recluso para conseguir se curar. Tempos depois, ele viaja à Londres a fim de recomeçar sua carreira e conquistar a tão sonhada estrela no guia Michelin — um dos mais famosos da gastronomia. Para isso, ele conta com a ajuda de Tony, um amigo que gerencia um restaurante na cidade, e de velhos conhecidos da cozinha.
Escrito por Steven Knight e dirigido por John Wells, o filme traz no elenco Sienna Miller, Daniel Brühl, Uma Thurman, entre outras estrelas.
Quem quiser dar uma chance ao longa, pode assistir Pegando Fogo no Prime Video, Netflix e Globoplay.
6. Chef
Outro filme sobre gastronomia que mostra a queda de um chefe de cozinha renomado é Chef, de 2014. Nele, Carl (Jon Favreau) vive às turras com o dono do restaurante que não entende de comida, mas que deseja sempre inovar no cardápio. Um dia, após receber a visita de um renomado crítico gastronômico que lhe faz uma dura avaliação no jornal, ele vai atrás do homem e acaba se envolvendo em uma briga.
O resultado é a demissão e o fim da sua boa reputação com os clientes, uma vez que o vídeo da discussão cai na internet e viraliza rapidamente. Sem emprego, sem amigos e desiludido, Carl decide, então, voltar para Miami — sua cidade natal — e reconstruir sua vida por meio de um food truck. Para isso, ele conta com a ajuda da sua ex-esposa e de seu filho. Assim, aos poucos ele vai explorando novas possibilidades e percebendo o que de fato importa para sua carreira.
Dirigido pelo próprio Jon Favreau, Chef traz no elenco Sofía Vergara, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman e Robert Downey Jr. Quem quiser assisti-lo, pode dar o play no Prime Video, Apple TV e Globoplay.
5. Confia em Mim
Saindo um pouco das produções estrangeiras para um filme nacional, Confie em Mim é um suspense dramático que conta a história de Mari, uma promissora chefe de cozinha que trabalha duro e sonha um dia ter um restaurante para chamar de seu.
Tudo ia bem na sua vida, até que um dia ela conhece Caio, um rapaz simpático e bem apessoado que além de balançar seu coração, lhe promete realizar seu grande desejo. Porém, como nem tudo são flores, pouco a pouco Mari vai descobrindo que Caio pode não ser tão confiável quanto ela pensa.
Escrito por Fábio Danesi e dirigido por Michel Tikhomiroff, Confia em Mim é um bom acerto do cinema brasileiro. O longa traz no elenco Fernanda Machado e Mateus Solano como protagonistas, além de Antonio Saboia, Clarisse Abujamra, Patrícia Pichamone, entre outros.
Quem quiser assistir Confia em Mim, ele está no catálogo da Netflix.
4. Tá Chovendo Hambúrguer
Trazendo uma animação para esta lista, Tá Chovendo Hambúrguer acompanha a vida de Flint, um jovem cientista que sonha em criar algo tão magnífico que faça ele ser reconhecido pela população de Boca Grande, uma pequena ilha onde mora.
Um dia ele cria uma máquina que consegue transformar água em comida, mas as coisas não saem muito bem como planejadas e a invenção vai parar no céu. Desolado, o garoto pensa ter perdido sua criação, mas o que ele não imaginava era que começaria a chover hambúrguer na cidade.
Lançado em 2009, Tá Chovendo Hambúrguer aborda a gastronomia de outro ponto de vista, mas sem deixar de tocar no tema. Quem deseja assistir ao filme, poderá encontrá-lo na Netflix, HBO Max, Globoplay, Google Play e Apple TV.
3. Julie & Julia
Estrelado por ninguém menos que Meryl Streep, Julie & Julia conta a história de uma jovem nova-iorquina chamada Julie Powell, que está frustrada com sua carreira e decide dar novos rumos para sua vida. Pensando assim, ela coloca como objetivo cozinhar em um ano todas as 524 receitas do livro de Julia Child. Empenhada nessa missão, ela relata em seu blog suas experiências com as receitas e como tem se sentido ao realizá-las.
O filme, que é escrito e dirigido por Nora Ephron, foi baseado nos livros Julie and Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen…, de Julie Powell, e My Life in France, de Julia Child. Desse modo, o longa se classifica como uma comédia dramática biográfica.
Além Meryl, estão no elenco Stanley Tucci, Chris Messina, Mary Lynn, Jane Lynch, entre outros. Vale lembrar que a produção venceu o Globo de Ouro de 2010 na categoria Melhor Atriz de Comédia ou Musical para Meryl Streep.
Atualmente, Julie & Julia está disponível na Apple TV, Paramount+ e Google Play.
2. O Menu
Lançado em 2022, O Menu é um misto de comédia ácida com drama afiado que faz uma boa crítica social sobre a exclusividade de alguns restaurantes renomados.
Na trama, acompanhamos Margot (Anya Taylor-Joy) que é convidada por Taylor (Nicholas Hoult) para viver uma experiência gastronômica em um restaurante isolado cujo comando fica nas mãos do poderoso chefe Slowik (Ralph Fiennes). Para chegarem até lá, eles e o restante dos convidados, têm que fazerem um trajeto de barco. Assim que chegam ao local, eles se veem totalmente ilhados.
Margot, que já começa a achar a situação um tanto quanto estranha, percebe que esse jantar vai ser muito mais perigoso do que ela imagina e que ela terá que lutar se quiser continuar viva.
Dirigido por Mark Mylod e estrelado também por Janet McTeer, Aimee Carrero, Judith Light, o filme já pode ser assistido no streaming. Quem quiser dar uma chance, pode dar o play em O Menu no Star+.
1. Estômago
É impossível listar os melhores filmes sobre gastronomia sem citar Estômago, uma produção nacional do diretor Marcos Jorge. Lançada em 2008, a trama acompanha Raimundo Nonato (João Miguel), um nordestino de origem simples que se muda para a cidade grande a fim de ter uma vida melhor.
Trabalhando como faxineiro em um bar, ele logo descobre que tem talento para a cozinha e começa a fazer coxinhas que, rapidamente, se tornam a sensação entre os clientes do local.
Não demora muito, então, para que Giovanni (Carlo Briani), dono de um famoso restaurante italiano, o contrate como assistente de cozinheiro. Assim, Raimundo logo consegue melhorar um pouco de condição financeira, mas o que ele não imaginava era que sua vida iria mudar ainda mais.
Estrelado também por Fabiula Nascimento e Babu Santana, e roterizado por Lusa Silvestre e Marcos Jorge, Estômago é um dos melhores filmes brasileiros contemporâneos e pode ser assistido na Netflix e no Globoplay.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para NÃO comprar o Nissan Versa 2023
- X-Men: HQ mostra a verdadeira extensão dos poderes de Ciclope
- 10 séries mais assistidas da semana (16/04/2023)
- Crítica Fome de Sucesso | Filme traz boa análise social ainda que com erros
- Novo Toyota Prius faz média de consumo absurda em teste no Japão
- Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes tem cena pós-crédito?
Fonte: Canaltech