A Netflix se tornou um excelente celeiro de grandes documentários. Com o streaming, o gênero ganhou mais visibilidade entre o público e passou a abraçar muitos cineastas dispostos a contar grandes histórias. Um cenário em que todo mundo sai ganhando. E, como resultado, temos um 2023 com algumas grandes estreias previstas para quem é apaixonado por narrativas reais.
- 9 filmes de drama imperdíveis que estreiam na Netflix 2023
- 4 filmes para ver em família que chegam à Netflix em 2023
Dos dramas e desafios vividos por celebridades longe dos holofotes a histórias inspiradoras e situações revoltantes do dia a dia, a realidade ainda é uma incrível fonte de matéria-prima para o cinema e basta uma câmera e um olhar atento ao mundo à nossa volta para captar esses detalhes — e é isso que a Netflix promete trazer ao logo deste ano.
Assim, se você é um apaixonado por documentários ou quer aproveitar o novo ano para mergulhar em histórias reais, confira 4 documentários imperdíveis que estreiam na Netflix em 2023
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
4. Pamela Anderson: Uma História de Amor
Começamos nossa lista com um documentário que já está disponível. Pamela Anderson: Uma História de Amor foi lançado no último dia 31 de janeiro e é uma produção muito importante por finalmente dar voz à vítima de uma das maiores injustiças não apenas do cinema, mas do mundo do entretenimento como um todo.
O longa dirigido por Ryan White apresenta a história da famigerada sextape entre a atriz e o música Tommy Lee sob a perspectiva da própria Pamela. depois de décadas se escondendo dessa história, ela assume o controle da narrativa para mostrar o quanto o escândalo e a polêmica em torno do vazamento do vídeo íntimo do casal a impactou tanto na carreira profissional como também em aspectos pessoais.
Assim, o documentário acompanha toda a trajetória de Pamela Anderson desde seu surgimento no mundo artístico, sua transformação em símbolo sexual e como a filmagem a transformou por completo daquele momento em diante — e de um modo que pouca gente imagina ou conhece.
3. Bill Russell: Lenda do NBA
O mundo do esporte é repleto de grandes histórias e o basquete é um campo fértil para encontrar não só excelentes exemplos de superação e representatividade, mas também de luta e que mostram que as coisas nunca se limitam apenas às quadras.
Em Bill Russell: Lenda da NBA, o documentário acompanha toda a trajetória do lendário jogador e mostra como ele foi não apenas um dos maiores nomes da modalidade, mas também um dos principais nomes na luta pelos direitos civis. Assim, o diretor Sam Pollard fala tanto das suas conquistas — incluindo a medalha olímpica em 1956 — e como tudo isso se transformou em força para lutar pela comunidade negra no país.
Além de contar com entrevistas exclusivas com o próprio atleta, que faleceu em 2022, o longa ainda tem depoimentos de nomes como Stephen Curry, Chris Paul, Magic Johnson, Shaquille O’Neal e Kareem Abdul-Jabbar.
2. The Deepest Breath
Ainda sem um título em português, The Deepest Breath é um daqueles documentários que trazem uma combinação que geralmente termina em Oscar: uma história de superação relacionada ao esporte, que testa os limites humanos em meio a um ambiente perigoso e que traz uma belíssima amizade como pano de fundo.
A documentarista Laura McGann segue a premiada mergulhadora Alessia Zecchini que treina para quebrar o recorde mundial de mergulho livre — ou seja, sem o uso de qualquer equipamento. Para isso, ela precisa ultrapassar as barreiras do próprio corpo para ir cada vez mais fundo. E quem vai ajudá-la nessa tarefa é Stephen Keenan, um experiente especialista com quem desenvolve uma forte relação de amizade.
O problema é que as coisas não saem como eles planejavam e a luta para quebrar um recorde vai se transformar em uma memória muito mais chocante para eles e que é lembrada até hoje na história do esporte.
The Deepest Breath ainda não tem data para chegar à Netflix, mas foi um dos destaques do Festival de Sundance deste ano no último mês de janeiro.
1. Vítima x Suspeita
Eis um daqueles documentários feitos para nos deixar revoltados com a sociedade e que mostram o quanto ainda há muito a caminhar em relação a direitos básicos, Vítima x Suspeita mostra a dificuldade de mulheres denunciarem casos de violência sexual nos Estados Unidos.
Para o longa, a diretora Nancy Schwartzman acompanha a jornalista Rae de Leon pelos quatro cantos do país para ver como a polícia trata casos assim e descobre um padrão aterrorizante. Na grande maioria dos casos, as mulheres que denunciam passam a ser acusadas de falsa comunicação de crime e chegam até mesmo a ser detidas e condenadas por esse sistema que deveria protegê-las — e que mostra que a culpabilização da vítima é algo muito maior do que apenas um caso isolado.
Vítima x Suspeita ainda não tem data para chegar à Netflix, mas foi um dos destaques do Festival de Sundance deste ano em janeiro.
Trending no Canaltech:
- Xiaomi lança walkie-talkie com alcance de 5 km e bateria para até 120 horas
- 3 efeitos que as fases da Lua parecem causar nos humanos
- 5 motivos para NÃO comprar o Hyundai HB20S 2023
- 8 grandes novidades da One UI 5.1
- Status do WhatsApp ganham “Amigos Próximos”, posts em áudio e mais
- Ouça o som de RS Puppis, uma das estrelas mais incríveis da galáxia
Fonte: Canaltech