A Netflix iniciou seu serviço de streaming licenciando filmes e séries de estúdios estabelecidos, mas ao criar seu próprio conteúdo, se tornou uma força em Hollywood. Hoje em dia, já é possível escolher com tranquilidade alguns dos melhores filmes originais e produzidos pela Netflix.
Nem tudo que a empresa lança é um primor, mas há ótimos conteúdos de diferentes gêneros no streaming e vindo dos mais variados países. Histórias que normalmente seriam deixadas de lado por grandes estúdios e que conseguiram atrair grandes diretores para suas produções.
Procurar as melhores produções do streaming já foi uma tarefa mais fácil, mas a constante adição de novos conteúdos tornou a tarefa um pouco mais complexa. Pensando nisso e tentando ajudar você a economizar tempo precioso, selecionamos 15 dos melhores filmes originais e produzidos pela Netflix.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
15. Meu Eterno Talvez
Meu Eterno Talvez é um filme de comédia estrelado por Ali Wong (Treta) e Randall Park (Wandavision) que conta a história de amigos de infância que tiveram um lance na juventude, mas acabaram brigando e perderam contato. Anos depois, os dois se reencontram em São Francisco e seus sentimentos, há tempos adormecidos, começam a ressurgir.
Meu Eterno Talvez é um filme divertido, leve e que ainda tem a participação de Keanu Reeves (John Wick 4) interpretando Keanu Reeves. Não tem como dar errado.
14. Se Algo Acontecer…Te Amo
O único curta-metragem de nossa lista merece sua posição por uma fortíssima razão: Se Algo Acontecer… Te Amo é um filme sensível que é capaz de fazer alguém chorar ao ler a sua sinopse. Com apenas 12 minutos, a produção mostra como um casal tenta lidar com a dor após perder a sua filha em um tiroteio na escola.
Com estilo visual único, imprimindo beleza e peso ao tema que aborda, Se Algo Acontecer…Te Amo é uma belíssima produção, ainda que muito difícil de se assistir.
13. Klaus
Quando chegou à Netflix, Klaus pegou muita gente de surpresa, já que parecia ser apenas mais um desenho animado natalino. Além de ser tecnicamente impressionante, com um estilo de arte bem interessante, a animação tem um roteiro que foge do lugar comum, mostrando que essa temática ainda pode ser bem explorada.
O filme mostra a origem do Natal e do Papai Noel, mas com uma perspectiva única, através dos olhos de um jovem rico que é forçado a viver como carteiro. Enviado para os confins do planeta para provar seu valor, ele chega a um vilarejo onde ninguém se dá bem e precisa reverter essa situação para fazer o seu trabalho.
Com personagens carismáticos e uma história que se desenvolve de maneira natural, por ser bem construída, Klaus é um dos melhores filmes originais e produzidos pela Netflix, conseguindo deixar até mesmo algumas animações da Disney para trás.
12. Rua do Medo
No que, na verdade, se trata de uma trilogia de filmes, Rua do Medo é uma produção original de terror que consegue ir na contramão de várias tendências do gênero. Tentando olhar para o passado e clássicos do estilo, a trilogia consegue reproduzir a sua estética e acaba servindo até mesmo como uma homenagem para diferentes períodos que marcaram esse tipo de filme.
Passando por ameaçadores monstros assassinos, como Halloween e Sexta-Feira 13, chegando até os slashers mais modernos, como Pânico, a trilogia é um prato cheio para os fãs do terror. Ela mistura tudo de bom desses filmes e entrega uma produção ótima, enxuta e divertida.
11. Okja
Okja é um filme que pode pegar muita gente de surpresa, até pelo fato de ser do diretor Bong Joon Ho, o mesmo do ganhador do Oscar de Melhor Filme, Parasita. A história apresenta uma menina que é amiga de um imenso animal. Essa amizade é colocada em risco quando a criatura, que parece uma gigantesca porca, é levada por uma multinacional para virar carne no mercado.
A menina parte em uma jornada para tentar salvar a amiga, realizando várias críticas em relação ao consumismo e questões ambientais.
10. Meu Nome é Dolemite
Meu Nome é Dolemite conta a história do cantor, comediante, músico, ator e diretor Rudy Ray Moore, uma lenda do gênero blaxploitation da década de 1970. Interpretado por Eddie Murphy, que usa todo o seu talento como ator dramático e de comédia, Rudy tenta mudar a sua vida, entrando para o mundo do cinema.
O filme mostra os fracassos e sucessos do ator, que se tornou conhecido principalmente pelo seu papel de Dolemite, um cafetão que lutava (mal) kung-fu.
9. Tick, Tick…Boom
Tick, Tick…Boom mostra a versatilidade de Andrew Garfield, provando que é muito mais que um glorioso Homem-Aranha. O filme é uma excelente biografia de Jonathan Larson, compositor e escritor conhecido por ter criado o musical da Broadway Rent.
A história de Larson é uma verdadeira corrida contra o tempo, com o escritor tentando criar um novo musical logo após completar 30 anos, sem nenhum grande sucesso em seu nome. Envolto por uma Nova York do começo dos anos 1990, lidando com a epidemia do HIV em uma época que a doença não era tão conhecida e, por isso, estigmatizada, Jonathan acaba tendo a inspiração necessária para criar a maior obra de sua vida.
Dirigido por Lin-Manuel Miranda (Hamilton), o musical tem um ótimo ritmo e rendeu ao Garfield uma indicação de melhor ator nos Oscars, mais uma prova de que é um dos melhores filmes originais e produzidos pela Netflix.
8. Destacamento Blood
Dirigido por Spike Lee (Infiltrado na Klan), Destacamento Blood conta a história de quatro veteranos negros que lutaram juntos na Guerra do Vietnã. Voltando ao país décadas depois, eles tentam buscar os restos mortais de um companheiro – além de um tesouro que deixaram para trás.
Como é de praxe em produções de Spike Lee, o longa é bastante ácido e mostra o abuso da população negra, que foi usada no conflito, e os traumas que foram deixados nos seus sobreviventes. O filme também merece nota por ser uma das últimas produções com a participação de Chadwick Boseman (Pantera Negra).
7. O Irlandês
O Irlandês é outra produção com pedigree, já que é um longa sobre mafiosos dirigido por Martin Scorsese (Os Infiltrados) e estrelado por Robert De Niro (Taxi Driver), Joe Pesci (Os Bons Companheiros) e Al Pacino (O Poderoso Chefão).
O filme, que tem mais de 3 horas de duração, conta uma história baseada em fatos reais sobre a vida de Frank Sheeran, um notório matador de aluguel dos Estados Unidos. Mostrando anos de sua vida, a trama se desenvolve quando Frank se envolve com o sindicato de caminhoneiros e cruza o caminho de Jimmy Hoffa, interpretado por Pacino. Com todo esse pedigree, é fácil entender por que ele é um dos melhores filmes originais e produzidos pela Netflix.
6. História de um Casamento
Muitos filmes de Hollywood tendem a criar uma ilusão de que apenas um grande amor é suficiente para manter um casamento saudável, mas alguns metem a faca no coração de todo mundo ao mostrar que nem sempre isso é o bastante. História de um Casamento é exatamente esse tipo de filme, explorando o fim de um casamento e os efeitos que isso causa na vida de cada lado do casal.
Com atuações impecáveis de Scarlett Johansson (Viúva Negra) e Adam Driver (Star Wars: A Ascensão Skywalker), História de um Casamento é um filme com cenas difíceis de assistir sem sentir um aperto no peito, simplesmente por serem reais demais. A trama ainda se mostra mais complexa quando os dois tentam tocar as suas vidas, mas eternamente ligados por conta de seu filho.
5. Roma
Dirigido por Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança), Roma foi um dos primeiros grandes sucessos da Netflix quando o assunto é aceitação da crítica. Faturando indicações para o Oscar, o filme retrata a realidade da Colonia Roma, um distrito da Cidade do México na década de 1970.
A trama mostra a vida de uma empregada doméstica que trabalha na casa de uma família de classe média, mostrando a diferença entre classes e as transformações na sociedade local e na própria família.
4. Ataque dos Cães
Ataque dos Cães é uma história de Velho Oeste diferente do esperado, com personagens ultra masculinos e conflitos em torno de trivialidades ou dinheiro. O longa, estrelado por Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura), tenta explorar esse comportamento de maneira sensível e até bastante realista.
A trama mostra uma família e um conflito entre seus herdeiros. De um lado, o filho mais novo (Jesse Plemons), que abraça a modernidade e um estilo de vida menos rústico. Do outro, um fazendeiro que vive o clichê do peão, mas que guarda alguns segredos escondidos em uma complexa personalidade.
3. Pinóquio
Guillermo del Toro (Círculo de Fogo), depois de já ter demonstrado seu talento em filmes live action, começou a focar sua carreira em animações, como Pinóquio. A adaptação da clássica história infantil é feita em stop motion, contando como o menino de madeira, desejando se tornar um menino de verdade, parte uma aventura mágica.
A animação é venceu o Oscar de Melhor Animação em 2023, depois de ter feito meio mundo sorrir e chorar na Netflix.
2. Beasts of No Nation
Beasts of No Nation foi um dos primeiros e melhores filmes originais e produzidos pela Netflix a chamar atenção da crítica. Com uma história pesada sobre como meninos têm suas vidas destruídas em vilarejos da África para depois serem usados como guerrilheiros, ele é um soco no estômago difícil de lidar.
O filme tem Idris Elba (Luther) em uma atuação inspirada no papel do líder de um exército que alicia menores para lutarem em sua guerra. Sob os olhos de uma criança, vemos como essa transformação predatória da inocência cria soldados em uma parte do mundo que muitos fingem que não existe.
1. Nada de Novo no Front
Baseado em um romance escrito pelo alemão Erich Maria Remarque, Nada de Novo no Front conta a história de um jovem soldado alemão que, empolgado para lutar pelo seu país, se alista ao exército, sendo enviado para o combate na Primeira Guerra Mundial.
Não demora muito para que o jovem entenda a realidade brutal da guerra, acabando com qualquer tipo de ideia positiva que a propaganda de guerra alemã poderia ter nutrido em sua mente. Nada de Novo no Front foi indicado em nove categorias do Oscar de 2023, incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. O longa faturou quatro estatuetas, como a de Melhor Filme Internacional.
Trending no Canaltech:
- Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
- ChatGPT erra mais de 50% das respostas em estudo de universidade dos EUA
- Xiaomi Mix Fold 3 ganha data de lançamento e design oficial é revelado
- Lançamentos da HBO Max na semana (09/08/2023)
- Microplásticos são encontrados no coração humano pela primeira vez
- Netflix divulga primeiro trailer de B.O., a “versão brasileira” de Brooklyn 99
Fonte: Canaltech