TV, Filmes & Séries

10 melhores filmes de vampiros

Publicidade



10 melhores filmes de vampiros - 1

Os filmes de vampiros sempre fizeram sucesso com o público e, ao longo dos anos, acabaram ganhando diferentes tipos de abordagem. Há desde aqueles mais góticos e tenebrosos, como Drácula — longa de Ford Coppola inspirado no livro homônimo de Bram Stoker —, até outros mais risíveis como a comédia Os Garotos Perdidos, que acompanha uma gangue de motoqueiros vampiros vagando por uma cidade do interior dos Estados Unidos.

Fato é que, independentemente do gênero e da roupagem, os longas que contam com um bom vampiro em cena, geralmente, acabam tendo êxito. Um exemplo disso é a saga Crepúsculo, que embora tenha sido questionada por muitos, se firmou como uma das bilheterias mais respeitadas do mundo.

Seja como for, o que importa é que há opções para todos os tipos de espectadores. E foi pensando nisso que o Canaltech listou os 10 melhores filmes de vampiros para você assistir. Tem títulos para quem quer apenas dar umas risadas e outros para quem quer sentir medo de verdade.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

10. Renfield – Dando Sangue Pelo Chefe

Quem busca por filmes de vampiros e quer se divertir um pouco, certamente vai gostar de Renfield, um longa de Chris McKay lançado em 2023. Estrelado por Nicolas Cage e Nicholas Hoult, a trama conta a história de um empregado do Conde Drácula que tenta, de todo modo, se livrar dessa relação abusiva com o patrão.

Mesclando elementos de terror com um texto afiado na comédia, o filme diverte ao mostrar o vampiro mais poderoso do mundo se atrapalhando em várias situações.

Com Awkwafina, Ben Schwartz, Brandon Scott Jones e Jenna Kanell no elenco, a produção chegou às telonas em abril e até o momento desta lista estava disponível apenas nos cinemas.

9. Fome de Viver

Lançado em 1983, Fome de Viver (The Hunger) figura entre os filmes cults de vampiro e conquistou o público por ter uma fotografia sombria e gótica, que deixou a obra ainda mais assustadora.

Na trama, conhecemos Miriam Blaylock (Catherine Deneuve), uma vampira bonita e esperta que consegue se manter viva por meio do sangue que suga das suas vítimas. Como retribuição, os homens e mulheres que se envolvem com ela se mantêm sempre jovens, até que ela tire tudo o que precisa deles.

Acontece que seu parceiro atual, John — vivido por ninguém menos que David Bowie — está indo na contramão da ordem natural das coisas, e envelhecendo tão rápido que sua expectativa de vida é de apenas 24 horas.

Desolado e com medo de morrer, ele procura ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), uma especialista em envelhecimento prematuro. O problema é que a moça, na tentativa de ajudá-lo, conhecerá Miriam e logo cederá aos encantos da vampira, se tornando também uma amante dela.

Marcando a estreia no cinema do então diretor de comerciais Tony Scott, Fome de Viver foi indicado ao Prêmio Saturno (Saturn Awards) em duas categorias: Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.

Além do trio principal, o longa ainda traz no elenco Beth Ehlers, Howard Blake e Bessie Love. Quem quiser assisti-lo o encontra na Apple TV e Google Play.

8. Anjos da Noite

Que Crepúsculo foi um sucesso, isso todo mundo já sabe, mas se engana quem pensa que a rivalidade entre vampiros e lobisomem foi algo criada na franquia. Muito antes da famosa saga estrear nas telonas, a rixa entre os dois grupos já era bem acirrada e foi retratada em Anjos da Noite.

Dirigido por Len Wiseman, o filme mostra vampiros e lobisomens mantendo distância dos humanos. No entanto, quando um estudante de medicina (mortal) é ameaçado pelos lobisomens, a vampira Selene (Kate Beckinsale) se arrisca para tentar protegê-lo e evitar que uma nova raça híbrida surja na Terra.

Lançado em 2003, o primeiro longa iniciou uma franquia de sucesso que conta com mais quatro filmes e terminou em 2016. Se você quiser assistir ao primeiro Anjos da Noite, o encontra no Prime Video e no Globoplay.

7. Os Garotos Perdidos

A década de 1980 foi realmente boa para os fãs de filmes de vampiro. Outro longa lançado na época foi Os Garotos Perdidos, do diretor Joel Schumacher.

A trama conta a história de Lucy (Dianne Wiest), uma mulher que se muda para a Santa Clara para morar com seus filhos Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim). Acontece que no local está ocorrendo muitos desaparecimentos de jovens, o que a deixa preocupada. Seus filhos, no entanto, logo descobrem o mistério: acontece que uma gangue de motoqueiros acabou se transformando em vampiro.

A situação começa a piorar quando Michael se apaixona por Star, uma moça que está envolvida com David, o líder dos vampiros. Ao perceber a cilada que seu irmão está entrando, Sam e seus novos amigos embarcam na missão de tentar salvá-lo das forças do mal.

Estrelado também por Jason Patric, Jami Gertz e Jamison Newlander, Os Garotos Perdidos caiu no gosto do público e ganhou uma continuação em 2008 (Garotos Perdidos 2: A Tribo) e em 2010 (Garotos Perdidos 3: A Sede).

Quem quiser assistir ao primeiro filme, o encontra na Apple TV, Google Play e Microsoft.

6. Drácula: A História Nunca Contada

Quem busca os melhores filmes de vampiro e gosta de um pouco de ação, tem chances de curtir Drácula: A História Nunca Contada, do diretor Gary Shore. Na trama, somos apresentados a uma disputa constante entre os habitantes da Transilvânia e os do Império Otomano.

Para evitar que a população da Transilvânia fosse totalmente massacrada, o rei aceitou entregar aos turcos centenas de crianças, entre elas o seu próprio filho, chamado Vlad Tepes (Luke Evans).

Anos mais tarde, Vlad volta à terra natal, onde é condecorado príncipe e governa em paz por um bom tempo. Sua tranquilidade é interrompida, no entanto, quando o rei turco Mehmed (Dominic Cooper) exige que mais 100 crianças sejam entregues ao seu império. Sem aceitar tal situação, Vlad se recusa a obedecer e trava uma batalha ferrenha na qual precisará de muita perspicácia para conseguir sobreviver.

Quem tiver interesse em assistir à Drácula: A História Nunca Contada o encontra na Apple TV e na Netflix.

5. Blade

Saindo um pouco dos melhores filmes de vampiros vingativos para os melhores filmes de caçadores de vampiros, Blade, de 1998, é uma boa opção. Dirigido por Stephen Norrington, a trama conta a história do herói que dá nome ao título e que é metade humano e metade imortal. Sua grande missão é encontrar o vampiro responsável pela morte da sua mãe e eliminá-lo do planeta Terra.

Com Wesley Snipes, Stephen Dorff e Kris Kristofferson no elenco, o longa mescla fantasia, ação e terror e tem chances de agradar os fãs do gênero.

Quem quiser assisti-lo, já pode dar o play na Apple TV, HBO Max e Google Play.

4. O Que Fazemos na Sombra

Está procurando os melhores filmes de vampiro e quer algo divertido? Então O Que Fazemos na Sombra é a opção ideal para você. Lançado em 2014, este filme acompanha um grupo de cineastas que, munidos de crucifixo e um pouco de coragem, decidem entrar na casa do Grande Vampiro.

O intuito dos profissionais é gravar o dia a dia de quatro imortais que dividem um apartamento no subúrbio da Nova Zelândia e têm que enfrentar tarefas corriqueiras como lavar as louças ou limpar os móveis de sangue das vítimas. Ao mesmo tempo que lidam com o cotidiano, eles tentam se manter atualizados com a vida moderna e as novas tecnologias.

Mesclando comédia e terror, este longa escrito e dirigido por Taika Waititi e Jemaine Clement é mais uma daquelas opções para quem quer relaxar e dar boas risadas.

Se você quiser assistir O Que Fazemos na Sombra, vai encontrá-lo na Apple TV, MUBI e no Google Play.

3. Entrevista com o Vampiro

Falar nos melhores filmes de vampiros, significa falar no clássico Entrevista com o Vampiro, de 1994. Protagonizado por Brad Pitt, Tom Cruise e Kirsten Dunst, a trama conta a história de um chupador de sangue centenário que, na década de 1990, conta suas memórias a um biógrafo curioso. A trama é baseada no livro homônimo da escritora Anne Rice e em 2022 ganhou também uma série produzida pela AMC.

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir Entrevista com o Vampiro pode encontrá-lo na Apple TV, no Prime Video e na HBO Max.

2. Um Drink no Inferno

Já imaginou tomar um drink com vários vampiros? George Clooney e Quentin Tarantino (ele mesmo, o diretor!) aceitaram essa missão em Um Drink No Inferno, filme de 1996.

Na trama, eles são dois irmãos fugitivos da polícia que, para conseguirem atravessar a fronteira do México, sequestram um ex-pastor e seu casal de filhos como vítimas. Chegando no local, eles encontram uma casa noturna frequentada por caminhoneiros e motoqueiros. O que eles não podiam imaginar, no entanto, era que o local não passava de um covil recheado de vampiros sanguinolentos, prontos para atacar.

Acuados, os dois bandidos precisam encontrar uma solução rápida se não quiserem virar comida de morcego.

Dirigido por Robert Rodriguez e roteirizado por ele e pelo próprio Tarantino, Um Drink no Inferno mescla suspense, ação e fantasia pode ser assistido na Apple TV e na Microsoft.

1. Drácula de Bram Stoker

Baseado no livro homônimo do famoso escritor Bram Stoker, este filme conta a história de uma dos vampiros mais poderosos e sedutores do mundo.

Conhecido como príncipe da Transilvânia, ele viveu por muitos anos isolado em seu castelo, mas quando sua fome de sangue cresceu, ele decidiu se mudar para a Londres, e foi na cidade que ele encontrou Mina, uma jovem que é a reencarnação da sua ex-esposa — e o maior amor da sua vida. A partir de então, ele fica obcecado pela mulher e faz de tudo para que ela se torne sua.

Dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 1992, Drácula de Bram Stoker ganhou três Oscar: Melhor Figurino, Melhor Edição de Som e Melhor Maquiagem.

Quem quiser assisti-lo o encontra na Apple TV, HBO Max, Google Play e Microsoft.

Bônus: Nosferatu

Quem gosta de filmes de vampiros, precisa assistir a Nosferatu, uma obra obrigatória para os fãs do gênero. Lançado em 1922, ele conta a história de Huntter, um corretor de imóveis que, na tentativa de vender um castelo para o Conde Graf Orlock, acaba preso em uma armadilha e descobre que o tal conde é, na verdade, um vampiro.

Tal obra é tão famosa e conceituada que serviu de inspiração para outros filmes que vieram em seguida, como o próprio Renfield, que embora seja uma comédia pastelão gótica, bebeu da fonte de Nosferatu para criar o enredo do conde Drácula.

Vale lembrar que Nosferatu foi criado adaptado e dirigido por F.W. Murnau, diretor de cinema que ainda assinou outras produções como Fantasma, 4 Devils e Terra em Chamas. Apesar de antigo, felizmente o longa está disponível no streaming e pode ser assistido na Claro TV+ e no Looke.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech