Conhecida como uma das principais empresas cinematográficos do mundo, a DreamWorks surgiu em 1994, nos Estados Unidos, pelas mãos dos fundadores Steven Spielberg, David Geffen e Jeffrey Katzenberg — que largou o emprego na Walt Disney Company para investir no seu próprio negócio. E embora tenha apostado em diferentes tipos de produções, foram as animações que fizeram estúdio ser uma referência de Hollywood capaz de rivalizar com a toda poderosa Disney e a Pixar.
- As 10 melhores animações de todos os tempos
- Os 10 melhores filmes de animação para assistir na Netflix
Ao longo dessas quase décadas de história, a produtora colecionou clássicos e prêmios. O maior exemplo disso foi Shrek, uma animação lançada em 2002 que não só rendeu várias continuações e spin-offs como mexeu na indústria e na forma de contar essas histórias mais infantis, dando um toque pop para a trama. É tão importante para a indústria como um todo que o Oscar se torna apenas um detalhe.
E, por falar em animação, não dá para negar que esse é um dos grandes talentos da DreamWorks, que entre seus títulos mais famosos tem nomes como o clássico A Fuga das Galinhas, o divertido Madagascar e o famoso Kung Fu Panda.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Sabendo do sucesso que tais animações fazem com o público, a empresa foi uma das primeiras a decidir investir em continuações, transformando seus filmes em franquias. Só a saga do ogro verde arrecadou mais de US$ 3,5 bilhões (algo próximo de R$ 15 bilhões na cotação atual).
Vale lembrar que, em 2016, a DreamWorks foi vendida para a Comcast Corporation, tornando-se assim um braço da Universal Pictures e da NBCUniversal, ficando mais forte para competir no mercado com os concorrentes.
10. Megamente
Começamos nossa lista com Megamente, um filme que não foi um fenômeno como os outros título do estúdo, mas que ainda assim é muito bom. Basta lembrar que ele foi um dos primeros desenhos a subverter a lógica das histórias infantis aotransformar um vilão em protagonista.
Na trama, somos apresentados a Megamente, um maligno vilão azul que sonha em eliminar seu rival, o herói Metro Man, e destruir a cidade de Metro City. Quando finalmente consegue o que deseja, percebe que sua vida não terá paz, já que Hal Stewart, um cidadão comum (e muito chato) decidiu se transformar na mais nova ameaça da vizinhança.
Assustado e irritado, Megamente descobre que Metro Man não morreu de verdade e decide pedir a ajuda do arquirrival parapoderem trazer a paz a Metro City.
Lançado em 2010 e dirigido por Tom McGrath, o filme trouxe Brad Pitt como dublador de Metro Man e Will Ferrell como Megamente. No Brasil, as vozes ficaram com Thiago Lacerda e Cláudio Galvan, respectivamente.
Se você quiser assistir a Megamente, já pode dar o play na Apple TV+, Globoplay, e Paramount+.
9. O Espanta Tubarões
O Espanta Tubarões é um filme muito divertido da DreamWorks que costuma não ser muito lembrado pelo simples fato de ter sido lançado pouco tempo depois de Procurando Nemo. Ainda assim, o longa de 2004 não poderia ficar de fora da nossa lista.
Escrita por Mark Swift e Rob Letterman, a trama acompanha a história de Oscar, um peixe pequeno que sonha alto. Um dia, o tubarão Frankie — que tem ligação com a máfia — é morto e o protagonista decide que é uma boa ideia assumir a autoria do crime para ser respeitado pelos outros peixes. No entanto, como era de se esperar, tudo isso não vai ficar impune e ele passa a ser caçado por peixes mafiosos.
Abusando da comédia, essa animação teve Will Smith como dublador de Oscar e Robert De Niro, dando voz a Don Lino. Quem quiser assisti-lo, o encontra no Oi Play e Claro Video.
8. Kung Fu Panda
Kung Fu Panda começou como apenas mais uma animação divertida da DreamWorkse se tornou uma de suas franquias mais populares. E ela faz isso em cima de uma história bastante comum, trazendo um herói improvável que descobre ser um guerreiro prometido que deve salvar o mundo de uma grande ameaça.
O charme do desenho está no carisma de seu protagonista, o panda Bo — dublado no original por Jack Black. Ele é completamente inseguro e atrapalhado, não se encaixando em nada na tal profecia do lendário lutador de kung-fu que todos acreditam que ele é. E é em meio a essa jornada da conquista da autoconfiança é que o filme entrega ótimos momentos de comédia, personagens icônicos e uma aventura repleta de coração.
Kung Fu Panda está disponível no Paramount+, HBO Max e Globoplay e para compra e locação na Amazon e iTunes.
7. Como Treinar Seu Dragão
Sucesso de bilheteria, Como Treinar seu Dragão conquistou o público ao mostrar a amizade entre um dragão e um humano em um mundo em que as criaturas são vistas como demônios alados. E, mais uma vez, temos uma animação com heróis fofinhos para derreter o coração de crianças e adultos.
Baseado em um livro infantil, o longa conta como Soluço, um jovem viking sem muita habilidade em batalha, acaba conquistando o coração de Fúria da Noite, um lendário dragão considerado por todos como uma fera assassina. Assim, o garoto precisa provar a todos que seu novo amigo não é o monstro que todos acreditam e que é possível que as duas espécies coexistam em harmonia.
Lançado em 2010, o filme ganhou duas sequências e é um dos longas mais elogiados da DreamWorks — além de já ter um live-action a caminho. Quem quiser assisti-lo, já o encontra na HBO Max, Apple TV+, Google Play, Globoplay e Paramount+.
6. A Fuga das Galinhas
Não tem como deixar A Fuga das Galinhas de fora dessa lista. O longa foi lançado em 2000 e até hoje faz sucesso com o público, sendo sempre muito comentado quando é exibido na reprise de qualquer canal aberto. Mais do que isso, uma sequência está a caminho da Netflix em 2023.
A primeira coisa que chama a atenção no desenho é seu estilo visual, que envelheceu muito bem ao longo dessas duas décadas. Isso porque a animação é feito em stop motion, com bonecos reais sendo capturados quadro a quadro, o que dá um aspecto bastante único aos personagens.
Além disso, a história engraçada e divertida é daquelas que prendem atenção de quem está vendo, trazendo a saga um bando de galinhas que decide abandonar o galinheiro onde vivem para viverem uma vida que não se resume apenas a botar ovos dia após dia.
Com Mel Gibson dublado o protagonista Rocky, A Fuga das Galinhas pode ser assistido na Apple TV+, Netflix e Google Play.
5. Os Caras Malvados
Os Caras Malvados é um filme que passou despercebido nos cinemas, já que foi lançado pouco tempo depois da reabertura dos cinemas pós-pandemia de covid-19, em um momento em que nem todo mundo se sentia seguro de ficar em uma sala fechada. Por isso, poucas pessoas conferiram uma das melhores animações da DreamWorks, que aposta em uma história bastante divertida, com personagens hilários e um estilo visual impecável.
O longa é uma daquelas produções que bebem da influência de Homem-Aranha no Aranhaverso, trazendo um estilo artístico mais desenhado e artístico ao invés daquela computação gráfica já bastante conhecida. Embora não seja tão ousado quanto O Gato de Botas 2, já é o suficiente para saltar aos olhos.
A história é focada nesse grupo de animais criminosos que, após uma vida de assaltos e golpes, acabam capturados. Para não irem para a cadeia, decidem aceitar um desafio que parece impossível: negar sua própria natureza e se transformarem em cidadãos-modelo.
Também baseado em um livro infantil, Os Caras Malvados está disponível no Telecine e para compra e locação no iTunes, Amazon e Google Play.
4. Gato de Botas 2: O Último Pedido
Falando nele, o felino mais bem calçado dos contos infantis fez tanto sucesso na franquia Shrek que encabeçou uma série própria. E enquanto o primeiro filme solo é bem esquecível, Gato de Botas 2: O Último Pedido é quase uma obra de arte tanto em termos técnicos e visuais quanto na própria história.
Com dito, o filme também explora essa estética mais livre e artística que Aranhaverso mostrou ser possível e faz isso muito bem para explorar todo o dinamismo e a loucura que envolve a vida do bichano espadachim. É uma aventura linda, com cenas incríveis e que sabe usar muito bem essa estética única para criar um mundo bem impactante.
E a história também aproveita bem seu protagonista. Depois de uma vida de muitas aventuras e nenhum juízo, o Gato de Botas descobre que só lhe restou uma das suas sete (ou nove, dependendo de que canto do mundo vocêestá) vidas que todo felino tem direito. Assombrado pelo espírito da morte iminente, o herói decide ir atrás de uma lenda antiga sobre uma estrela dos desejos para tentar recuperar suas vidas e sua coragem. O problema é que ele não será o único em busca desse item tão poderoso.
Indicado ao Oscar de Melhor Animação, Gato de Botas 2: O Último Pedido está disponível para compra e locação na Amazon, iTunes e Google Play.
3. O Príncipe do Egito
Até quem não conhece ou não gosta muito de animação certamente já viu ou ouviu falar em O Príncipe do Egito. Lançado em 1998, o filme é baseado na história bíblica de Moisés, um hebreu adotado e criado pela família do faraó com todo o luxo e mordomias que a vida real pode oferecer. Isso até descobrir sua verdadeira origem. Assim, Moisés decide abandonar a realeza para salvar o seu povo da escravidão e levá-lo para a Terra Prometida.
Mesclando a narrativa bíblica com uma trama cheia de aventura, o longa caiu no gosto do público e até hoje é considerada uma das melhores animações da DreamWorks. No Rotten Tomatoes, o filme tem 79% de avaliações positivas da crítica especializada e 88% de aprovação do público comum.
O Príncipe do Egito pode ser encontrado na Netflix e no Google Play.
2. Madagascar
“Eu me remexo muito… Eu me remexo muito”. É bem provável que você já tenha ouvido essa música. A cança de Madagascar se tornou um fenômeno quando o filme chegou aos cinemas, em 2005, e traduz bem o sucesso da história desses animais em fuga.
A animação acompanha o leão Alex e seus amigos em uma missão para deixar o zoológico do Central Park e conhecer a realidade por trás dos muros do local. Só que, antes que pudessem explorar a cidade de Nova York, eles acabam sendo levados para a ilha de Madagascar, onde vão ter que aprender a lidar com a vida selvagem — mesmo todos tendo sido criados em cativeiro.
Engraçado e bem escrito, Madagascar e seus personagens carismáticos fizeram tanto sucesso que ganharam continuações. Além disso, em 2014 foi lançado um spin off chamado Os Pinguins de Madagascar, focado nas aventuras de Capitão, Rico, Kowalski e Recruta, o quarteto de pinguins que sempre roubou a cena na animação original.
Madagascar está disponível no Prime Video, Apple TV+, Globoplay e Google Play.
1. Shrek
É impossível falar nos melhores filmes da DreamWork sem falar em Shrek. O longa desafiou não só os padrões de beleza impostos pela sociedade na aventura que transforma a princesa em ogro, mas também mexeu na dinâmica da narrativa das animações, trazendo uma pitada muito mais pop e uma estrutura caótica às histórias. Era um estilo que ia na contramão do que a Disney sempre apresentou e, por isso mesmo, revolucionou o estilo.
Lançado em 2001, a história conta a história de um ogro que se depara com uma princesa em uma torre e descobre que ela não é bem a figura do “felizes para sempre” que todos imaginam. A partir disso, o filme subverte os contos de fada de forma bem irreverente e hilária — além de trazer uma trilha sonora incrível. O longa ainda trouxe coadjuvantes tão queridos que acabaram ganhando um spin off para chamar de seu, como o próprio Gato de Botas.
A verdade é que existem ao todo seis filmes da franquia Shrek, incluindo Shrek Para Sempre (de 2010) e o curta Shrek no Natal (de 2007). E, se você quiser ver ou rever o primeiro longa da saga, já o encontra na Netflix, Globoplay, Google Play e Apple TV+.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para não comprar o Nissan Kicks 2024
- 5 motivos para NÃO usar o Telegram
- 5 motivos para NÃO comprar o Pulse Abarth
- Marvel revela o único mutante que pode derrotar o Homem de Ferro
- 5 alimentos considerados cancerígenos pela OMS
- Samsung lança monitor de 24″ com tela curva e 75 Hz por menos de R$ 800
Fonte: Canaltech