Prestes a chegar aos seus 15 anos, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) já viu muita gente passar por seus filmes e séries. Ao todo, são 38 produções para cinema e streaming — isso sem falar daquelas que foram excluídas do cânone —, o que significa que estamos falando de uma boa centena de atores e atrizes que viveram desde os heróis e vilões dessas histórias até aqueles que fizeram uma ponte ou mesmo uma simples figuração.
- Vira-casacas: 15 atores que já fizeram filmes da DC e da Marvel
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
E, ao mesmo tempo, uma década e meia é também tempo o suficiente para que alguns desses profissionais tenham nos deixado. Ao longo de todo esse tempo, não foram raras as vezes que fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de alguém envolvido com o MCU, o que é sempre um choque. Afinal, por mais que estejamos falando de figuras que às vezes parecem maiores do que a própria vida, é um lembrete de que ainda são pessoas ali.
Assim, para prestar nossa homenagem e também relembrar esses nomes, trazemos aqui alguns dos atores que passaram pelo MCU e que nos deixaram — alguns cedo demais.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
10. Garry Shandling
É verdade que o nome de Garry Shandling está mais ligado às comédias dos anos 1980, mas o ator teve algumas passagens bastante importantes dentro do MCU, sobretudo em seu início.
Ele apareceu tanto em Homem de Ferro 2 como em Capitão América: Soldado Invernal no papel do senador Stern. Ele era um agente da Hydra infiltrado no governo americano que tentou obter a tecnologia de Tony Stark, sendo o responsável tanto pela criação do Máquina de Combate como também por financiar as ações de vilões como o Chicote Negro e Justin Hammer.
Ele morreu em março de 2016, em Los Angeles. A causa da morte não foi divulgada.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
9. James Colby
A Marvel pode até tentar deixar as antigas séries da Netflix de fora do MCU, mas agora que elas foram adicionadas ao Disney+ e que o Demolidor vai fazer sua estreia em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, já podemos considerar todas essas produções parte do mesmo balaio — mesmo que em compartimentos diferentes.
E uma das perdas relacionadas a esse Netflixverso foi a James Colby, ator que interpretou o personagem Brian Jones, pai de Jessica Jones na série da heroína boca suja. Mesmo sendo um papel pequeno na primeira temporada, ele é uma figura importante dentro da história da protagonista. Além disso, Colby também fez uma ponta em O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro.
James Colby faleceu em fevereiro de 2018 aos 56 anos.
8. Reg E. Cathey
Outro nome do Netflixverso do MCU que nos deixou foi o ator Reg E. Cathey. Ele interpretou o Reverendo James Lucas, pai do herói Luke Cage. Por isso mesmo, ele foi um dos personagens centrais da série, principalmente na primeira temporada, que lidou com a origem do protagonista e a sua relação com seu meio-irmão Willis Stryker, o Cascavel.
Para além de Luke Cage, a carreira de Cathey foi marcada por papéis bastante marcantes. Ele viveu Freddy em House of Cards e Oz em The Wire. Ele também participou da versão de 2015 do Quarteto Fantástico como o Dr. Franklin Storm, pai do Tocha Humano e da Mulher-Invisível.
O ator morreu em 2018, aos 59 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.
7. Paul Soles
Embora a gente quase não lembre de nada de O Incrível Hulk, o segundo filme do MCU, é impossível ignorar o peso que é ter Paul Soles no elenco. O ator pode até não ser um grande nome para Hollywood, mas ele foi muito significativo para a história da Marvel e do próprio Hulk — afinal, ele foi o primeiro dublador do herói poucos anos após sua criação.
Sole emprestou sua voz para Bruce Banner na animação The Marvel Super Heroes e, por isso, foi homenageado com o papel de Stanley Lieber no filme de 2008. Ele era o dono da pizzaria amigo de Bruce e que lhe fornecia abrigo enquanto o cientista era procurado pelos militares.
O ator também dublou outros personagens da Marvel ao longo dos anos, incluindo o Homem-Aranha, e faleceu aos 90 anos em maio de 2021.
6. Bill Paxton
Agents of S.H.I.E.L.D. é outra série que a Marvel tenta deixar de fora do MCU, mas que a gente sabe que nasceu atrelada aos filmes e que faz parte da mesma cronologia em nossos corações. E, nesse sentido, não há como não citar a morte do ator Bill Paxton em fevereiro de 2017 por complicações cardíacas.
Ele viveu John Garret, um dos grandes vilões da primeira temporada da série. Ele é um agente da S.H.I.E.L.D. que se revela como um dos principais oficiais da Hydra que se infiltrou na agência e que até participa de alguns experimentos secretos. Ele é o responsável por recrutar Grant Ward para o lado maligno da corporação e é o vilão que Phil Coulson e seu time têm que encarar na primeira grande batalha do seriado.
No cinema, ele colecionou clássicos. Isso inclui Titanic, O Exterminador do Futuro, Apollo 13, Aliens – O Resgate e Twister.
5. Michael K. Williams
A recente morte de Michael K. Williams pegou muita gente de surpresa. O ator foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York em setembro de 2021 e, segundo legistas, ele teria falecido justamente por causa do uso excessivo de drogas, que resultaram em uma overdose.
E ele era um ator que dispensava apresentação — embora tenha tido uma participação bastante discreta no MCU. Ele faz uma participação especial em O Incrível Hulk como um dos moradores do Harlem após ter sido convidado por Edward Norton, que era fã do seu personagem em The Wire.
4. Gaspard Ulliel
Outra morte recente que também chocou os fãs da Marvel — nesse caso, por ela ter acontecido antes mesmo da estreia acontecer. Gaspard Ulliel faz o jovem bilionário Anton Mogart em Cavaleiro da Lua, o dono de uma relíquia egípcia para quem o herói com múltiplas personalidades precisa pedir ajuda em determinado momento.
O ator faleceu aos 37 anos após um acidente enquanto esquiava nos Alpes no último mês de janeiro.
3. William Hurt
William Hurt é um daqueles veteranos do cinema que apostaram no MCU quando ele ainda estava começando, teve papel fundamental em toda a formação da história que acompanhamos com um personagem marcante e que, mesmo assim, nem todo mundo dá o devido reconhecimento. Ele foi ninguém menos do que o General Ross, o ex-sogro de Bruce Banner e uma dor de cabeça não apenas para o Hulk, mas para boa parte dos heróis.
Só no MCU, ele participou de cinco filmes e foi responsável por grandes eventos ao longo desses 15 anos de história — alguns que repercutem até hoje. Foi o seu General Ross que criou o vilão Abominável em O Incrível Hulk, da mesma forma que ele também foi uma das mentes por trás do Tratado de Sokovia em Guerra Civil e da perseguição a heróis rebeldes, como Capitão América e Viúva Negra.
O ator faleceu aos 71 anos em março de 2022 por causa de complicações de um câncer de próstata.
2. Stan Lee
Stan Lee não é exatamente um ator, mas é impossível desassociá-lo do MCU e de boa parte dos filmes de heróis. Afinal, o rosto mais conhecido da Marvel Comics era figura carimbada em qualquer longa que adaptasse personagens da editora.
Criador de personagens como Homem-Aranha, Demolidor e do Quarteto Fantástico, as participações do simpático velhinho eram uma diversão à parte para os fãs. Ele já foi um pedestre em apuros, guarda de museu, playboy e até viajante espacial em conversa com os Vigias. E por mais que muita gente erroneamente o credite como criador da Marvel, ele é parte fundamental do que a editora é.
Stan Lee morreu em novembro de 2018 aos 95 anos de idade.
1. Chadwick Boseman
A morte de Chadwick Boseman é uma daquelas que ainda custam a cair a ficha. O falecimento completa dois anos no próximo dia 28 de agosto e ainda é difícil aceitar que o Pantera Negra não ainda está entre nós. E basta ver o teaser de Wakanda para Sempre para perceber que esse vazio é algo ainda bastante presente não só entre os fãs, mas também entre o elenco e toda a equipe que ajudou a trazer o herói para as telas.
O ator morreu em decorrência de um câncer no cólon. Apesar de já estar lutando com a doença há algum tempo, ele não revelou isso para ninguém e seguiu trabalhando até seus últimos dias — o que fez com que ele gravasse a dublagem de What If…? mesmo com todas as complicações envolvidas.
O mais incrível é que Boseman se apresentou não só ao MCU, mas a Hollywood inteira de forma tão intensa com seu Pantera Negra que ele passou a ser visto por fãs e amigos como o rei que era nas telas. Basta ver o símbolo que ele se tornou desde que vestiu o uniforme do rei de Wakanda pela primeira vez.
Trending no Canaltech:
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- Nova vilã do Batman é obscena demais para ser adaptada no cinema
- 3 apps para organizar as figurinhas da Copa do Mundo 2022
- Por que o coração de Dom Pedro I foi separado de seu corpo?
Fonte: Canaltech