Diversão

Streamings chegam na última fronteira: os esportes ao vivo

Publicidade



Fonte: Pixabay

Para uma família que assiste e assina a TV a cabo, os streamings pouco a pouco foram suprindo todas as necessidades: desenhos animados, filmes sérios ou para a família, programas de culinária, reality shows, séries para espairecer ou para pensar, tudo estava nas opções de streaming. Só faltava uma coisa: os esportes ao vivo.

Um mercado a parte, com bilhões e bilhões em jogo para cada uma das competições, especialmente as de futebol, os esportes ao vivo são um desafio para transmitir, já que existem muitas regras, a necessidade de investimento, equipe e maquinário é pesada e é um conhecimento muito específico. Pois bem, até eles estão chegando nos streamings.

 

Também nos sites de aposta

As grandes plataformas estavam atentas a essa fronteira que precisava ser alcançada, mas quem chegou primeiro foram os sites de aposta. Quem tem um cadastro para bet365 entrar sabe que é possível ver jogos de diversas competições.

Para isso só é preciso ter uma conta ativa no site e pronto, há jogos ao vivo sendo transmitidos, desde grandes competições de futebol, basquete e tênis, até torneios mais alternativos que também chamam a atenção dos palpitadores.

Muitas plataformas oferecem essa possibilidade, ainda com narração e a possibilidade de dar palpites ao vivo. Essa conexão entre o jogo e a plataforma de iGaming faz todo o sentido e é um nicho que pode ser explorado por ligas e clubes, ainda mais com o avanço da internet 5G e a capacidade cada vez maior para transmitir online.

 

Amazon, Globoplay e HBO Max

A Globo é a detentora dos direitos de transmissão da maior parte dos clubes do Campeonato Brasileiro da Série A. As partidas são exibidas na TV aberta, no Sportv (TV fechada) e o resto é exibido no Premiere, um pacote pay per view a parte.

Esse modelo é bastante usado no exterior, sendo que em muitos países não há nem a opção de pelo menos assistir um ou dois jogos pela TV aberta ou um pacote básico de TV fechada. Entretanto, com cada vez mais pessoas optando por não assinar com uma TV a cabo, a emissora teve que agir rápido.

O Premiere Play já é uma opção há alguns anos, permitindo um acesso remoto pelo computador ou celular para assistir jogos. Mas agora com uma parceria com a Amazon é possível assinar o Premiere como se ele fosse um pacote da TV a cabo da empresa americana, que nada mais é do que um streaming como o Netflix. O mesmo se aplica para canais como o Paramount + e MGM, que oferecem alguns filmes e séries específicos e é assinado a parte do Amazon Prime Video.

Ou seja, quem optar por esse streaming terá uma oferta de conteúdo ficcional, dramaturgia e ainda esportes ao vivo, algo que o Netflix ainda não tem, por mais que esteja investindo em documentários de esportes e logo deve entrar com tudo na briga por direitos televisivos também.

O HBO Max, recém-estreado no Brasil, também traz uma opção de futebol com a UEFA Champions League. Os direitos da competição no Brasil são da Turner Sports, que antes tinha o canal Esporte Interativo – virou TNT Sports -, os canais TNT (de séries e filmes) e uma parceria com o Facebook Watch para transmitir os jogos da competição continental de clubes. Agora, com o HBO Max, a tendência é que cada vez mais pessoas assinem os streamings e tenham essa oferta de jogos como tem o novo filme da Marvel ou uma comédia romântica.

O streaming já estava começando a ganhar espaço, com canais como o DAZN marcando território, mas com uma penetração difícil em um cenário com tantos streamings e ainda uma TV aberta e a cabo fortes. Nessa redistribuição de forças, Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Disney + e Apple TV + vão continuar puxando mais brasa para suas sardinhas e cabe aos outros tentam igualar.

No Brasil, a Globo entra forte em qualquer disputa e com seu Globoplay também está com uma opção de qualidade no streaming. Com muitas opções, quem ganha é o cliente, que precisará fazer o cálculo para decidir qual streaming comprar. Se for uma família, vai ser difícil ficar com menos de duas ou três escolhas para agradar todo mundo.