Diversão

Rússia parece estar desenvolvendo seu próprio concorrente do Unreal Engine 5

Publicidade



À medida que a indústria de jogos continua a proliferar através de todos os tipos de crises e eventos mundiais, a importância de ferramentas de produção de jogos e kits de desenvolvimento relativamente simples e simplificados não pode ser exagerada. Unreal Engine, Unity e uma variedade de outros mecanismos multiferramentas foram apoiados como líderes nesse nicho específico, e desenvolvedores em todo o mundo passaram a confiar neles para a produção de jogos.

Por mais onipresente que o Unreal Engine possa ser hoje em dia, há pelo menos uma superpotência global que deseja evitar seu alcance: a Rússia. No que parece ser uma tentativa de diversificar seu portfólio de tecnologia e se diferenciar de qualquer kit de software do Ocidente, o Ministério de Desenvolvimento Digital da Rússia aparentemente se interessou no desenvolvimento de um mecanismo de videogame doméstico para competir com gigantes da indústria.

A necessidade de um novo mecanismo de jogo desenvolvido localmente foi descrita como “importante e urgente”, embora venha com a óbvia ressalva do custo de produção. Ou seja, o governo russo precisaria gastar “bilhões de rublos ao longo de muitos anos” para ver o mecanismo totalmente produzido e pronto para uso, embora valha a pena lembrar que o financiamento pode ser um problema agora que a pirataria de jogos foi legalizada na Rússia, invalidando efetivamente a indústria, para começar.

Anton Gorelkin, vice-presidente do Comitê de Política de Informação, chegou a solicitar que a Rússia bloqueie o acesso ao Unreal Engine dentro de suas fronteiras. Não é particularmente difícil entender por que o governo russo pode estar interessado em se diferenciar de seus concorrentes ocidentais. A invasão russa na Ucrânia dizimou a economia do país a ponto de a moeda Roblox valer mais do que o rublo.

Se as fontes que relatam sobre esse assunto estiverem corretas, é lógico que o Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia suspeitou da dependência dos desenvolvedores domésticos do software ocidental e tomaria medidas para reduzi-lo.

Embora a Epic Games tenha bloqueado seu comércio com a Rússia desde o início, a empresa deliberadamente deixou o acesso aberto a seus kits de ferramentas e produtos. Isso foi para facilitar uma linha aberta de diálogo pelo maior tempo possível, o que pode ter sido uma das razões pelas quais Gorelkin estaria interessado em colocar a Epic e seus serviços na lista negra.

Os desenvolvedores de jogos russos também podem estar preocupados com a perda de acesso a mecanismos de jogos como Unreal e Unity no devido tempo, deixando-os efetivamente para trás à medida que a indústria global de jogos avança.

Via: Game Rant/Exputer

Fonte: Observatório de Games