O Ford Bronco, icônico SUV da marca, foi apresentado ao mundo em 1967. Agora, em 2024, chega à sua sexta geração com a versão mais selvagem de todas: a Wildtrak, também chamada carinhosamente, até pelos próprios executivos da marca, de “Broncão”.
- Nova Ford F150 ganha previsão de lançamento no Brasil
- Fábrica argentina da Ford é referência mundial em IA e machine learning
Por fora, o design do “Broncão”, que é produzido no México e agora chegou ao mercado da Argentina, curiosamente lembra bastante o modelo da década de 1960, especialmente por conta da grade dianteira, dos musculosos para-lamas e dos faróis arredondados.
As semelhanças, porém, param por aí. O Bronco Wildtrak é, ao mesmo tempo, bruto e refinado. O enorme SUV combina o visual arrojado com um interior minimalista, mas recheado de itens com a mais alta tecnologia.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
A reportagem do Canaltech ao evento de lançamento do Bronco Wildtrak, na Argentina, a convite da Ford. E sentiu um gostinho de tudo o que o “monstro ” de 4.813 mm de comprimento e 2.949 mm de entre-eixos pode entregar para quem curte desafios radicais em off-road.
Ver essa foto no Instagram
Bronco Wildtrak “sobe até parede”
Pode parecer exagero, mas se alguém disser que o Ford Bronco Wildtrak sobe até parede, é melhor não duvidar. Comprovamos isso na prática, ao lado de um experiente instrutor da Ford, que me acompanhou em todo o percurso.
O teste-drive ao volante do musculoso SUV não foi muito longo, mas o trajeto preparado pela organização fez com que todos os principais features do Bronco Wildtrak fossem colocados à prova nas mais diversas e radicais situações.
Poças de lama, rampas extremamente íngremes e até uma parede de areia que quase deixou o utilitário somente em duas rodas mostraram que a tração 4×4 e os bloqueios de diferencial, dianteiro e traseiro, tornaram o Bronco capaz de encarar qualquer desafio.
Outros recursos que se mostraram úteis durante a experiência foram os modos de gerenciamento de terreno — 7 no total: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Baja. O vão livre do solo (292 mm) e os ângulos de ataque e de saída (43,2º e 37º, respectivamente) também se mostraram extremamente eficientes em todas as situaçoes, assim como o sistema de suspensão e estabilidade off-road (H.O.S.S).
Broncão agora tem motor de F-150
Todas as tecnologias e recursos de off-road, porém, não seriam suficientes para fazer com que o SUV subisse até as paredes se eles não tivessem a companhia de um motor de respeito. Por isso, a Ford equipou o Broncão que teve as vendas iniciadas na Argentina com o mesmo propulsor que, até então, era usado somente na F-150 à venda nos Estados Unidos.
O Bronco Wildtrak sai de fábrica com o 2.7 V6 Ecoboost que oferece sistema dual de injeção de combustível (sequencial multiponto e injeção direta) e duplo comando de válvulas variável independente na admissão e escape.
O propulsor gera ao motorista 334 cavalos de potência e 57,3 kgf/m de torque, que é entregue já em faixas de giro baixo e, com isso, dá ao SUV força para superar os obstáculos mais complicados.
Em relação à força do motor, como o circuito montado pela organização privilegiou o off-road, não foi possível sentir toda a “cavalaria”, mas, nos poucos momentos em que recebemos o sinal verde para cravar o pé no acelerador, sentimos um gostinho de tudo o que ele pode entregar em conjunto com o câmbio automático de 10 velocidades e, claro, o sistema de tração inteligente, que oferece 4 modos distintos: 4×2, 4×4 automático, 4×4 High e 4×4 com reduzida (Low).
Novo Ford Bronco vem ao Brasil?
Depois de ver de perto e experimentar um pouquinho do que o Ford Bronco Wildtrak tem a oferecer, a principal pergunta que ficou no ar foi direcionada pela reportagem do Canaltech para o presidente da montadora, Martin Galdeano: “O novo Ford Bronco vem ao Brasil?”
O executivo preferiu desconversar, mas não fechou as portas para a possível chegada do Broncão ao mercado brasileiro futuramente: “Esse carro é um ícone, um carro para entusiastas da marca. Um carro fantástico”. Diante do que o presidente falou, só nos resta torcer para que a conta feche e o “Broncão”, em breve, dê as caras por aqui, não é?
Trending no Canaltech:
- Quem é o YouTuber por trás do documentário que irritou a corregedoria da PM-SP
- AstraZeneca “admite” efeito colateral raro de vacina da covid-19
- OMS alerta sobre nova variante de mpox e pede urgência
- Novo Uno Mille? Conheça o Fiat Grande Panda 2025
- Steam Summer Sale começa nesta quinta (27) com descontos de 95%
- Antstream é a nostalgia de jogos retrô, aliada ao futuro do streaming
Fonte: Canaltech