Diversão

Nostalgia em alta: relembre os clássicos imperdíveis dos anos 2000

Publicidade



Fonte: Flickr/photo by Sinemabed/CC BY-SA 2.0 “500 Dias com Ela marcou uma geração com sua história de amor inovadora”

Muitos filmes dos anos 2000 conquistaram o coração do público e se tornaram clássicos atemporais. A década foi uma das mais prolíficas e importantes da história do cinema e de dramas épicos a comédias inteligentes, é possível encontrar todo tipo de longa para chorar, rir e se emocionar.

Gladiador (2000)

Dirigido pelo lendário Ridley Scott, que é responsável por alguns dos maiores clássicos da todos os tempos, “Gladiador” foi um sucesso de público e crítica quando foi lançado em 2000 e o longa chegou a conquistar o Oscar de Melhor Filme.

O drama, repleto de ação e cenas épicas que ficam registradas para sempre na mente dos espectadores desde a primeira vez que assistem, segue a história de um ex-general romano chamado Maximus, interpretado pelo astro Russell Crowe. Após seus momentos de glória no exército romano, a vida de Maximus muda totalmente e agora ele luta em batalhas de gladiadores para conseguir conquistar sua liberdade e se vingar do odioso Imperador Commodus, vivido pelo versátil Joaquin Phoenix.

A jornada de Maximus conta com alguns dos momentos mais marcantes da história do cinema e é impossível não vibrar junto com ele e seus companheiros de batalha durante o longa.

Franquia Senhor dos Anéis (2001, 2002 e 2003)

Fonte: photo by Pixabay/Pixabay License “Senhor dos Anéis: épico de fantasia marcou a época”

A franquia “O Senhor dos Anéis”, que conta com os volumes “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”, foi filmada de uma única vez pelo diretor Peter Jackson e lançada de forma gradual ao longo de três anos, algo que nunca havia sido planejado dessa forma antes.

Sem saber se o filme seria bem-sucedido, mas contando com o amor dos fãs de uma das séries de fantasia mais famosas do mundo, a New Line Cinema, desenvolvedora dos filmes, mostrou que esse tipo de coisa era possível e abriu caminho para que diversas outras franquias surgissem.

O longa é estrelado por veteranos como Cate Blanchett e Ian McKellen, assim como astros que conquistaram sua fama ao aparecer na franquia, como Orlando Bloom, Viggo Mortensen, Sean Astin e Elijah Wood.

Com mais de 10 horas de duração na trilogia original e acima de 11 na versão estendida, que adiciona diversas cenas que dão ainda mais peso para a história épica, a trilogia “O Senhor dos Anéis” marcou a história do cinema e proporciona uma maratona perfeita para um dia repleto de fantasia medieval com emoções verdadeiras.

Onze Homens e Um Segredo (2001)

A franquia “Onze Homens e um Segredo” é uma das mais bem-sucedidas da história do cinema e deu origem a diversas continuações e até mesmo um spin-off. Apesar disso, o primeiro longa é imbatível e seu roteiro conectado ao intrigante e sedutor mundo dos cassinos é um dos melhores exemplos do gênero.

Dirigido de forma magistral por Steven Soderbergh, o filme conta com George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon e Julia Roberts juntamente com um elenco de apoio fantástico para montar um dos filmes mais divertidos e inteligentes da década.

Sem entrar no terreno dos spoilers, o filme mostra a reunião de um grupo de velhos amigos e companheiros de equipe para um “último trabalho” antes da aposentadoria e a forma como esse trabalho é executado com o uso das habilidades de cada um deles é um espetáculo divertido de acompanhar do início ao fim.

Shrek (2001)

Dirigido por Vicky Jenson e Andrew Adamson, “Shrek” marcou toda uma geração com seu humor irreverente que brinca com os principais clichês dos contos de fadas e mostrou que havia espaço para filmes de animação inteligentes voltados para um público mais maduro.

Com referências a diversos outros clássicos do cinema, diversas piadas realmente engraçadas, o longa conta com uma excelente trilha sonora cujo destaque é a abertura marcada pela música “All Star” do grupo Smash Mouth. Figurar nessa trilha fez com que a música se tornasse uma das canções mais famosas da década de 2000. O longa acompanha um ogro que é dublado por Mike Myers na versão original, junto do burro falante vivido por Eddie Murphy em uma aventura repleta de perigos.

Nenhuma das coisas é o que parece durante o filme e o longa constantemente surpreende o espectador com inversões inesperadas para o gênero, especialmente em relação a princesa interpretada por Cameron Diaz, o príncipe encantado de John Lithgow e o dragão.

500 Dias com Ela (2009)

Dirigido por Marc Webb e estrelado por Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt, “500 dias com Ela” é uma história de amor única que mexe com diversas convenções estabelecidas pelo gênero e traz uma lufada de ar fresco para quem já viu de tudo.

A comédia dramática faz várias referências a comédias românticas tradicionais e como elas funcionam, especialmente em relação ao tratamento que os homens dão a uma suposta “garota ideal” e como a realidade é muito diferente das expectativas, incluindo uma cena sobreposta genial de cortar o coração.

Apesar de tudo, diferente de alguns sucessos recentes da Netflix, o longa está longe de ser triste, e um dos seus principais temas sempre lembra os espectadores que o revisitam de que não importa o que aconteça, tudo eventualmente vai ficar bem no futuro.

Muitos outros sucessos ainda ser mencionados

O foco acima era a nostalgia e por isso apenas filmes da primeira década que acertam todas as notas certas na hora de mexer com as emoções dos espectadores foram mencionados.

Apesar disso, conforme mencionado no começo, os anos 2000 contém alguns dos filmes mais importantes do último século e existem números outros clássicos incríveis que poderiam ter sido citados.

Por isso vale a pena procurar grandes nomes como os brasileiros “Cidade de Deus” (2002) e “Tropa de Elite” (2007), além de filmes como “O Labirinto do Fauno” (2006), “Meninas Malvadas” (2004), Coraline (2009), A Origem (2010), Donnie Darko (2001), Distrito 9 (2009) e Primer (2004) dentre muitos outros sucessos que também merecem ser revisitados.