Cultura

Semana da Cultura Nordestina: 5 fatos sobre Luiz Gonzaga

Publicidade



Semana da Cultura Nordestina: 5 fatos sobre Luiz Gonzaga - 1

Estamos no começo de agosto e com o mês, vem também a Semana da Cultura Nordestina, que acontece nesta época devido ao aniversário de morte de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião faleceu há 33 anos, no dia 2 de agosto de 1989. Como bons nordestinos que somos, resolvemos fazer uma pequena lista com cinco curiosidades sobre um dos maiores artistas da história do Brasil. Estão prontos? Vamos lá!

Mais notícias

Influenciou toda a música brasileira

Como o Rei do Baião, é natural achar que Luiz Gonzaga influenciou tudo aquilo que conhecemos como forró hoje em dia e isso é uma verdade, mas não foi só o forró que teve influências do artista pernambucano. Boa parte dos grandes nomes da MPB já reconheceram terem sido influenciados pelo cantor.

Djavan, em um show feito fora do Brasil, chegou a dizer que era influenciado por vários artistas brasileiros, mas que a sua principal influência na música era Luiz Gonzaga, até mesmo por ser nordestino como ele. Já Gilberto Gil declarou que tinha Gonzaga como uma divindade da música e que nem sequer acreditou quando viu o ídolo pela primeira vez.

O nome de Luiz Gonzaga

Você sabe porque Luiz Gonzaga do Nascimento tem esse nome? Ele nasceu no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, por isso ganhou o nome de Luiz. O sobrenome Gonzaga veio do padre que o batizou e Nascimento foi por ser o mês de nascimento de Jesus.

A morte do vaqueiro

Com certeza você conhece uma das músicas mais famosas de Luiz Gonzaga, caso não conheça pelo nome A morte do vaqueiro, conhece pelo trecho “Tengo lengo tengo”. A música, que tem uma bela melodia, tem uma história trágica por trás. Ela é uma homenagem a Raimundo Jacó, primo de Gonzagão e que era considerado um dos melhores vaqueiros da região. Ele foi assassinado brutalmente e os criminosos nunca foram punidos.

Gonzaga então resolveu fazer uma homenagem ao primo com a música. De acordo com relatos, ele passou um bom tempo sem conseguir cantar a música, pois sempre acabava chorando. A morte de Raimundo Jacó também foi um dos motivos da criação da Missa do Vaqueiro, um dos principais eventos do interior nordestino.

Parou uma briga de décadas

Em Exu, cidade em que Luiz Gonzaga nasceu, em Pernambuco, existia uma briga secular entre duas importantes famílias, Alencar e Sampaio. A briga carregava mortes ao longo dos anos e, certa vez, também de acordo com alguns relatos, Luiz Gonzaga chegou a falar diretamente com o vice-presidente do Brasil, na época Aureliano Chaves, para que intervisse no município. Gonzaga tinha bastante prestígio e, sensibilizado com o apelo do artista, o então vice-presidente interviu com o exército na cidade.

Tocava de ouvido

Luiz Gonzaga nunca soube ler partituras e até o fim de sua vida ainda não entendia nada sobre isso. Desde a infância ele aprendia e tocava sua sanfona apenas de ouvido, mostrando um talento inigualável para um instrumento considerado tão difícil.

Agora que você conheceu um pouco daquele que é o motivo da Semana da Cultura Nordestina, é importante dizer que o Sua Música não ficou de fora dessa!

Estamos com diversos conteúdos nas redes sociais, entre eles, a playlist oficial As Melhores do Nordeste, que você pode ouvir clicando no botão abaixo, conteúdos especiais no Sua Música Space, em Fortaleza-CE, parcerias com os artistas Artur Lima e Jarly Almeida do Sua Música Records e Tinan e Reied Neto, do Sua Música Digital e muito mais! Fiquem ligados em todas as nossas redes, Instagram, Facebook, Tik Tok, Kwai e Youtube!

Semana da Cultura Nordestina: 5 fatos sobre Luiz Gonzaga - 2escute aqui a playlist as melhores do nordeste

Fonte: Sua Música