.
Já estão abertas as inscrições para o programa Rouanet da Juventude, que pretende impulsionar a produção cultural de jovens entre 15 e 29 anos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A iniciativa, lançada pelo Ministério da Cultura em parceria com a Shell Brasil, investirá R$ 6 milhões. O escopo principal das propostas deverá ser atividade formativa de capacitação profissionalizante, com objetivo de contribuir para inclusão produtiva de jovens, prioritariamente em estado de vulnerabilidade social, no mercado de trabalho da cultura.
Cada projeto poderá receber até 200 mil reais, além de acompanhamento técnico para garantir a viabilidade e o impacto social das ações.
De acordo com o Ministério da Cultura, o Rouanet Juventude pretende capacitar os proponentes por meio de oficinas presenciais e online para elaboração dos projetos culturais. A ideia é levar os incentivos da Lei Rouanet a regiões e segmentos historicamente não contemplados, como jovens de comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas.
Durante o lançamento do programa, nesta terça-feira (25), Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura, destacou a importância da iniciativa para a juventude brasileira.
“Para garantir que jovens possam produzir, desenvolver projetos e que a gente possa dar uma contribuição a mais para que a juventude brasileira possa se encontrar na economia criativa, no desenvolvimento da cultura, uma via também de inclusão pelo trabalho, pela renda, pela oportunidade, mas também para o desenvolvimento de repertório, de linguagem, de expressividade, de sensibilidade”, afirmou.
O edital de chamamento do Programa Rouanet da Juventude, com os detalhes sobre o processo de inscrição, já foi publicado no Diário Oficial da União.
A lista completa de requisitos e outras informações também estão disponíveis no site do Ministério da Cultura.
As inscrições e a realização das oficinas, em parceria com o Sesi Nacional, vão até 30 de abril. A previsão é que a execução dos projetos se inicie em primeiro de janeiro de 2026.
*Com supervisão de Bianca Paiva
paulliny.tort , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Wed, 26 Feb 2025 22:46:40 +0000