A novela Pantanal apresenta todo o regionalismo do centro-oeste do Brasil, mais precisamente de Mato Grosso, cenário que conta a história de José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).
Entre tantas expressões diferentes para grande parte do público, uma delas está gerando a maior curiosidade: currutela.
A palavra está atrelada a Filó, personagem vivida por Letícia Salles na primeira fase e por Dira Paes posteriormente.
A moça chega à fazenda de José Leôncio com o filho nos braços, procurando abrigo. O nobre homem permite que Filó fique em sua casa e ela se torna, além de governanta, a esposa do peão.
Mulher forte, a morena nunca escondeu suas origens. Ela inclusive confessa ao marido que foi largada pelo próprio pai, por isso seguiu seu rumo sozinha na vida até encontrar o fazendeiro.
Mulher de currutela
Antes de chegar na fazenda, Filó conheceu Leôncio em uma currutela. Mas, afinal, o que significa isso? De modo geral, é um algo referente a um bordel.
As currutelas são lugares em que homens como garimpeiros frequentam para se divertir após o trabalho. Por lá, mulheres oferecem favores sexuais em troca de dinheiro. Sendo assim, uma mulher de currutela é relativo a uma prostituta.
Em Pantanal, José Leôncio vivia em comitivas em vários lugares do país. Depois da função com os bois, ele reunia os peões para beber e se divertir nas currutelas.
Foi numa dessas que ele conheceu Filó e acabou engravidando a moça. Tempos depois, a empregada deixou o local para ir atrás do pai de Tadeu, até virar seu braço direito e sua esposa.
Fonte: Observatório da Televisão