.
Maceió recebe a partir desta segunda-feira a exposição Memória Soterradas. A mostra, sediada no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, convida os visitantes a uma imersão nas histórias, memórias e expressões artísticas das comunidades impactadas pelo maior desastre socioambiental, hoje em curso, numa área urbana no mundo: o colapso causado pela mineração da Braskem na capital alagoana.
A exposição é resultado do trabalho coletivo chamado Cidade de Afetos, coordenado pelo Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal), que está em sua segunda edição.
O projeto começou suas atividades com moradores e ex-moradores dos cinco bairros diretamente afetados pelo desastre — Bebedouro, Bom Parto, Farol, Mutange e Pinheiro. Recentemente, as ações foram expandidas para as comunidades situadas na borda do território em afundamento, chegando aos Flexais, Levada e Vergel do Lago.
Isadora Padilha, idealizadora do Projeto Cidade de Afetos, destaca que a iniciativa busca dar um novo significado às memórias dessas comunidades atingidas, transformando perdas e dores em potentes formas de expressão cultural.
“Os visitantes que vierem para a exposição vão encontrar esse senso muito forte de denúncia e vão encontrar a linguagem das ruas: a linguagem com a qual essas pessoas se expressam, as linguagens de fotos, mas também de ‘pixos’, ‘lambes’ que são colocados nas paredes, enfim, a forma como as pessoas falam, vão encontrar instalações, vão encontrar apresentações culturais”.
A Exposição Memória Soterradas ficará aberta para visitação até o dia 8 de março.
*Com produção de Dayana Victor
sumaia.coelho , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 10 Feb 2025 17:34:50 +0000