Cultura

História Hoje: abertura das Olimpíadas do Rio 2016

Publicidade



.

Hino nacional com Paulinho da Viola, poesia de Carlos Drummond de Andrade recitada pela atriz Fernanda Montenegro, Gisele Bündchen na passarela ao som de “Garota de Ipanema” e apresentações de Elza Soares, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta. A abertura das Olimpíadas do Rio, em 5 de agosto de 2016, no Estádio do Maracanã, apresentou ao mundo diferentes traços e personalidades da cultura brasileira. Delegações de 206 países e o time dos refugiados olímpicos desfilaram na cerimônia.

Com muita luz, cor e dança, a cidade maravilhosa deu as boas-vindas aos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Durante a cerimônia de abertura, centenas de bailarinos representaram uma parte da história da formação do país, desde os povos originários à contribuição dos imigrantes. O espetáculo de dança destacou a diversidade cultural brasileira, com suas festas populares, passinhos e o tradicional samba.

A abertura também rendeu homenagens a brasileiros de renome como o aviador Santos Dumond e o arquiteto Oscar Niemeyer. Trouxe ainda atletas de destaque como a jogadora de vôlei Virna, o corredor Robson Caetano, a saltadora Maureen Maggi e o judoca Flávio Canto.

Para o tão esperado acendimento da pira olímpica, a tocha passou pelo Rei do Saibro, Gustavo Kuerten, e pela Rainha do Basquete, Hortência, antes de chegar às mãos do ex-maratonista e símbolo do espírito olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação e Apresentação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Edição Web: Marizete Cardoso

marizete.souza , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Mon, 05 Aug 2024 10:48:18 +0000