.
A Ladeira da Preguiça se prepara para mais uma edição do Banho de Mar à Fantasia, que acontece neste domingo (23), com 12 horas de festa gratuita. O evento mantém a tradição e traz novidades em 2025, como o lounge climatizado com praça de alimentação e uma estrutura ampliada para receber milhares de foliões em Salvador. A organizadora, Nilma Santos, lembra que a festa é centenária e que foi resgatada em 2012. Desde então, para além do entretenimento, o evento é um momento de luta e de visibilidade para os problemas da comunidade.
“É um evento calendarizado, digamos assim, é um evento que todo ano tem por obrigação acontecer. Ele faz com que a gente tenha esse momento de visibilidade. A Ladeira da Preguiça, hoje, por questões múltiplas, a gente luta contra a especulação imobiliária. Então, o momento da gente aparecer para tudo e todos é esse momento de festa. O Banho de Mar à Fantasia é o momento em que a gente fala das nossas dores e, querendo ou não, fala também do nosso momento de cultura. A gente sai de um lugar totalmente visto, né, como criminalidade, como cracolândia. Hoje, a gente, junto com o Banho de Mar à Fantasia e outras ações culturais, a gente se torna ponto de cultura”.
A estrutura do evento deste ano foi ampliada e inclui quatro pórticos de acesso, palco montado na parte baixa da Ladeira da Preguiça, espaço especial na praia e três paredões de sound system. Na programação, opções para todos os gostos.
“No palco principal, a gente vai ter apresentações como Dão Black, Jeremias Gomes, Guiga Diogum, que é a nossa patriarca da comunidade. A gente vai ter também Sambaianas, Pegada Retrô, que é um sambinha da comunidade também. Esse momento de a gente também trazer e dar palco para os nossos artistas da comunidade é muito importante. A gente vai ter também o Samba Ohana, que é o grupo de meninas fantásticas, que toca um sambinha muito legal. Temos também Kaline Rabelo, que está chegando aí com tudo nesse Axé. A gente está trazendo também DJ Fabão e Hiran, que vai trazer um show muito lindo voltado para Carlinhos Brown. Além do palco, a gente tem o tradicional cortejo, que a gente sai da Ladeira da Preguiça e circula, entra pelas vias principais do centro antigo. Então, a gente sobe ali a Castro Alves, passa pela Carlos Gomes, entra no 2 de Julho, Sodré, passa pela Preguiça de novo e finaliza na praia, que é o famoso banho de mar.
O Banho de Mar à Fantasia acontece neste domingo, das 9h às 21h, na Ladeira da Preguiça, em Salvador. A entrada é gratuita, e o acesso ao lounge climatizado custa R$ 20, com saída sem retorno.
marizete.souza , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Mon, 17 Feb 2025 14:20:51 +0000