A quantidade de pessoas que assistem a filmes e séries internacionais no Brasil aumentou em 80% de 2018 para 2019. São 2 milhões de espectadores por dia, segundo os dados da Netflix, provedora global de filmes e séries.
A mesma empresa foi, provavelmente, a maior protagonista na formação de novos espectadores de produtos cinematográficos no formato streaming, que é a transmissão de músicas e vídeos via internet que dispensa a necessidade de realizar downloads para reprodução.
Evolução do consumo
A corrida das plataformas de streaming para alcançar a audiência dos canais de televisão foi crescendo ao longo dos últimos dez anos, e, hoje, já sabemos da enorme popularização dos vídeos sob demanda, que competem com a televisão tradicional e mudam os hábitos de uso da própria internet.
Os aparelhos móveis também passaram a hospedar plataformas de transmissão de vídeos e, entre 2000 e 2020, estima-se que há um aumento de 32% na média de consumo de vídeos no mundo, segundo o BCG (Boston Consulting Group) e o RIA.
Apesar de os filmes blockbusters serem muito assistidos na Netflix, são as séries que alavancaram grandes passos na história da empresa. Foi somente por ter aceitado bancar a produção de House Of Cards, em 2011, que a plataforma se tornou uma bomba catalisadora da maior transformação na indústria do entretenimento vista em 100 anos. Foi só com o hiper sucesso do título — que foi ao ar exclusivamente pela internet —, que a televisão e o cinema passaram a olhar de maneira bem mais atenta ao formato streaming de vídeos.
Até hoje, as séries são as queridinhas de muito espectadores que se adequam a esse estilo de programação. Além disso, elas podem ser grandes peças na busca pela fidelização de clientes, por que os mantém engajados na narrativa e geram uma expectativa de continuidade que tem outra dinâmica em relação aos longas-metragens.
As mais populares
Cada vez mais popular, as séries internacionais são muito vistas pelos espectadores brasileiros. As histórias foram construídas e gravadas nas mais diversas localidades do planeta, mas o brasileiro parece não ligar para distâncias ou mesmo para a língua que está sendo falada em cada obra.
Segundo a vice-presidente de Originais Internacionais, Bela Bajara, “é a autenticidade da narrativa que o público ama”, já que “grandes histórias podem vir de muitos lugares e serem amadas em qualquer lugar”. A profissional está em sétima posição na lista das “100 pessoas mais poderosas na Indústria do Entretenimento” da revista norte-americana Hollywood’s Reporter e tem nacionalidade mista: é meio indiana e meio americana.
Pela relevância da categoria e sucesso de muitas obras, a Netflix criou uma lista das cinco séries mais vistas pelos brasileiros. Saiba quais são, e conheça um pouco sobre suas histórias:
The End of the F**ing World… (Reino Unido, 2017)
A história, dividida em oito episódios e lançada exclusivamente pela Netflix, revela a jornada de James, um adolescente de 17 anos que pensa ser psicopata e faz da morte de animais seu passatempo. Uma adolescente rebelde de sua escola, Alyssa, vê nele a oportunidade perfeita para se aventurar em dupla e de maneira excêntrica, como uma desculpa para fugir de sua vida doméstica complicada.
Sex Education (Reino Unido)
Otis se vê entediado ouvindo histórias e informações extremamente cruas sobre a sexualidade dos pacientes de sua mãe, que é terapeuta sexual. Apesar de muito jovem e socialmente desorientado, ele e uma colega de escola decidem usar esses dados para montar uma clínica clandestina de terapia sexual para outros jovens, o que fará Otis perceber que ele mesmo precisava desse serviço.
The Rain (Dinamarca)
Um extermínio causado por um vírus deixa a Escandinávia praticamente sem sobreviventes, mas dois irmãos saem de um bunker ao encontro do restante de vida que há ali. Após se depararem com um grupo de jovens sobreviventes, eles partem em uma jornada perigosa e imprevisível, sem regras claras de convivência, para tentar encontrar uma reconexão consigo mesmos e com o que era a civilização antiga.
Dark (Alemanha)
Centrada na história do desaparecimento de duas crianças, a história permeia os segredos e dificuldades de quatro famílias alemãs na pequena cidade de Winden, no ano de 1986. Aos poucos, os eventos vão se conectando de uma forma única.
O Último Guardião (Turquia)
Hakan não esperava, mas descobre que tem relações muito profundas com uma ordem secreta antiga, que tem como objetivo proteger a cidade de Istambul. Ele terá que se desdobrar para chegar ao fim dessa épica aventura pessoal.