O maior campeonato de Esports entre escolas, a Liga Escolar Brasileira de Esports chega a sua etapa final neste domingo. A competição de Fortnite conta com apoio da Epic Games, patrocínio da ASUS com sua linha ROG e terá alunos de todo o Brasil disputando pelo título de melhor player amador do país.
Dentre um dos primeiros colocados no ranking, “Reedz” (como se intitula dentro do jogo), de apenas 15 anos da região Nordeste, recebe apoio dos pais diariamente na busca de se tornar um pro-player.
“Eu comecei a entrar no mundo dos games a partir dos 11 anos, jogando no console. Quando fiz meus 13 anos, decidi levar isso a sério e entrei para o competitivo do Fortnite, meus treinos são diários, sempre me aperfeiçoando para um sucesso nessa área. Recebo muito incentivo dos meus pais todos os dias”
Este ano, o torneio teve recorde de inscritos, com mais de 5 mil alunos participando entre escolas públicas e privadas. Se trata de um projeto educacional e tem sido muito bem visto por educadores de todo o país, como Roan Saraiva, do Colégio NAVE Recife – Escola Técnica Estadual Cícero Dias, que está participando pelo terceiro ano consecutivo da competição.
“A Liga Escolar Brasileira de Esports foi o primeiro campeonato de que a escola participou, e a experiência foi incrível devido a todo processo ser organizado, com suporte, comunicação e orientação – da seletiva regional até a nacional. O diferencial é que a organização inova a cada ano, ofertando novos conteúdos pedagógicos e técnicos, ampliando a estrutura do evento e incluindo novas modalidades. Participamos das duas edições realizadas representando o Nordeste na final nacional, e estamos na expectativa dessa 3ª edição.” Afirma Roan.
Criada para ser uma competição para estimular no aluno o que já é parte de sua rotina casual (jogar), a Liga Escolar quer trazer uma forma positiva para extrair melhores resultados acadêmicos, gerando motivação e até perspectivas para as novas profissões que estão surgindo relacionadas ao universo dos games e esports.
A Liga tem o patrocínio exclusivo da ASUS que busca aproximação e interação com um público mais jovem e pode desenvolver um incentivo à educação como um todo através de sua linha de produtos ROG que foi criada e desenvolvida especificamente para quem está começando.
Transmissão
As transmissões da última etapa acontecerão neste domingo, dia 26. Após uma sequência de disputas acirradas, para a final nacional o formato segue com 92 competidores, 23 players de cada macrorregião do Brasil, sendo elas Sul, Sudeste, Norte/Nordeste e Centro-Oeste.
Poderão acompanhar todo o campeonato pelo Facebook Gaming (@asusbr), Twitch (@playmatchoficial), Youtube Gaming (@tvasus) e NimoTV (@playmatch), dando liberdade para os espectadores escolherem a plataforma preferida.
Sobre a Liga Escolar de eSports
A Liga Escolar Brasileira de eSports é a maior liga estudantil do Brasil focada em escolas públicas e privadas. Criada em 2018, ela está em sua terceira edição com mais de 4 mil escolas credenciadas e é um projeto da PlayMatch, uma edtech que nasceu com o propósito de ser um elo entre educação, games e eSports. É criadora também da plataforma educacional PlayMatch PRO que capacita pessoas que querem atuar no mercado profissional de games e esports em diversas profissões.
Leia também:
Fonte: Observatório de Games