Saiba como viajar sem gastar muito e aproveitar o máximo do verão
Com o verão chegando, muita gente já começa a se organizar para fazer uma bela viagem e aproveitar o período de férias para sair um pouco de casa. No entanto, como fazer isso sem gastar muito?
Você não precisa, necessariamente, esperar para comprar uma passagem de ônibus na Black Friday para conseguir aquele preço mais em conta. Existem algumas dicas para quem deseja viajar sem precisar estourar o planejamento financeiro. Utilizar o transporte rodoviário, por exemplo, é uma excelente alternativa nesse sentido.
Sem falar que, ao contrário das passagens de avião, o valor dos ônibus é muito mais estável, o que te permite planejar com mais antecedência e não levar sustos na hora de fazer a compra.
Dá para viajar e economizar ao mesmo tempo?
A resposta é sim, com certeza. Há sempre alternativas para quem não deseja gastar tanto, mas também não quer abrir mão de realizar uma viagem. Para início de conversa, a primeira dica é: viajar de ônibus, geralmente, sai mais barato do que de avião.
É claro que existem superpromoções de voos, mas depender delas é algo muito complicado porque, em primeiro lugar, nem sempre essas viagens são compatíveis com a sua disponibilidade, e você precisa pagar a mais pela sua bagagem. Essa é uma das grandes diferenças entre avião e ônibus.
No caso de voos, o passageiro tem direito a levar uma bagagem de mão (mochila ou bolsa) e uma mala pequena, de até 10 kg. Se você tiver um acessório extra, ele deverá ser despachado com valor cobrado à parte. Ele pode ter, no máximo, 23 kg, e os preços variam de acordo com a companhia aérea (de R$40 até R$150).
Já nas viagens de ônibus, o passageiro pode levar uma bagagem de mão, de até 5 kg, e uma mala, de até 30 kg, sem pagar a mais. Isso significa que você pode levar mais bagagem sem ter que pagar nenhum extra. Contudo, ultrapassados 5 kg dos 30, será cobrado uma multa de 0,5% do valor da passagem por cada quilo de excesso.
Conheça os tipos de ônibus
Para quem não sabe, existem diferentes categorias de ônibus, que mudam conforme os benefícios e os itens extras para os passageiros. Os mais confortáveis, com certeza, serão os mais caros, enquanto os mais simples acabam saindo mais barato.
Na ordem do mais barato para o mais caro, são: convencional (poltrona acolchoada, mas pouco inclinável), executivo (pouco mais inclinável, com apoio para pernas e ar-condicionado), semi-leito (mais confortável, tem TV), leito (poltronas maiores e menos assentos) e leito-cama (poltrona vira uma cama).
Cada categoria vai oferecendo vantagens extras, desde mais espaço nos assentos até itens a mais, como disponibilidade de água no ônibus, lanches, TV e até cobertores. É interessante comparar o preço de cada categoria, mas considerar o tempo do trajeto, já que viagens mais longas merecem mais conforto.
Compare preços entre companhias
Outra dica é analisar os preços das passagens fazendo comparações entre as companhias disponíveis na sua cidade. Em algumas situações, um mesmo trajeto pode ter uma diferença significativa de uma empresa para outra.
Também vale lembrar que, em algumas situações, essa variação de preço tem a ver com o conforto do ônibus. Por isso, mais uma vez, considere o tempo de viagem para não correr o risco de pagar menos e viajar mal.
Prefira viajar à noite
Viagens feitas à noite tendem a ser mais baratas do que os trajetos feitos nos horários diurnos. Essa dica vale tanto para quem busca economizar, quanto para quem pretende viajar para lugares mais distantes, porque acaba sendo um período mais oportuno para descansar e tirar um bom cochilo, sem muitas interrupções.
Fique de olho nas promoções
Por fim, mas não menos importante, fique de olho nas promoções. Os sites das empresas de ônibus costumam dar descontos esporádicos em passagens. Na baixa temporada, essa oferta acaba sendo maior e, quem sabe, pode ser a oportunidade para você fazer aquela viagem tão aguardada.