Comportamento

O que conhecer na Região dos Lagos: destinos imperdíveis

Divulgação

Vai viajar para as praias paradisíacas do Rio de Janeiro? Neste texto você vai saber o que tem para fazer de obrigatório na Região dos Lagos e descobrir as alternativas para chegar no seu destino da melhor forma, seja de carro, ônibus Autoviação 1001, voo direto ou de escala.

Você sabe onde fica a Região dos Lagos?

A Região dos Lagos não é uma cidade específica, mas, sim, como o próprio nome diz, uma região que abrange sete municípios cariocas sendo os mais famosos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio. As demais cidades da lista são Saquarema, Araruama, Iguaba e São Pedro da Aldeia.

Quem quer conhecer esse cenário paradisíaco tem duas opções: escolher uma cidade e conhecer parte da Região dos Lagos, ou fazer uma rota imperdível por toda a região. Seja sua escolha a primeira ou a segunda, preparamos os destinos imperdíveis que uma visita a esse paraíso brasileiro deve ter.

Cabo Frio

É a cidade com mais infraestrutura das três mais conhecidas, por isso, é indicada para quem vai viajar com família e crianças. Além disso, também é uma fonte rica em história, pois é a sétima cidade mais antiga do Brasil.

Como chegar lá

Além do carro, essa região pode ser acessada de 3 maneiras:

  • Voo direto para Cabo Frio;
  • Voo para o Rio de Janeiro e, de lá, seguir para Cabo Frio,
  • Ônibus partindo do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, São Paulo ou de Cabo Frio e Búzios.

Passeios fora d’água

Cabo Frio possui um centrinho comercial que causa inveja nos municípios vizinhos. Para começar, suas praias mais movimentadas, como a Praia do Forte, têm uma variedade de hotéis e restaurantes.

Também é rico em construções antigas. O Bairro da Passagem, por exemplo, é um patrimônio cultural constatado como a área mais antiga do município e atrai por suas construções coloridas e clássicas que remetem a filmes românticos da época imperial.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assumpção é a sétima igreja mais antiga do Brasil. Localizada no coração de Cabo Frio, abriga relíquias da arte sacra e carrega histórias ricas do nosso país. Se você quiser estender o passeio cultural, a Capela do Morro da Guia e O Centro Histórico são imperdíveis.

Melhores praias

Já citamos a Praia do Forte lá em cima, que tem uma variedade incrível de hospedagem e restaurantes, mas o que você ainda não sabe é que o tom de azul das águas dessa praia são exuberantes e as ondas são ótimas para surfar.

Logo em seguida, está a Ilha do Japonês, um verdadeiro pedaço do paraíso que se faz 100% obrigatório na sua rota de passeio pela cidade. A praia é intimista e sua água é extremamente calma e transparente, perfeita para relaxar. Outras praias belíssimas de Cabo Frio são as praias Brava, das Conchas e das Dunas.

Arraial do Cabo

Voltada para o espírito aventureiro, Arraial do Cabo pode ser considerada a cidade mais acessível financeiramente das três. Possui águas mais frias, porém é dona de um cenário perfeito para mergulho devido à sua vida marinha.

Como chegar lá

Você pode ir de carro, ou:

  • Voo do aeroporto de Cabo Frio;
  • Voo até o Rio de Janeiro e viagem de carro até Cabo Frio,
  • Ônibus saídos da Rodoviária Novo Rio.

Passeios fora d’água

Além de nadar, relaxar e mergulhar no mar da cidade para conhecer uma das paisagens marítimas mais bonitas do Brasil, Arraial do Cabo possui boas opções de trilhas. A mais conhecida é até o Mirante da Cabocla e a Trilha da Praia dos Anjos, caminhadas cheias de aventura com vistas de tirar o fôlego.

A Casa da Poesia é um local de resgate cultural com cerca de 1.400 livros de diferentes segmentos. É um lugar aconchegante e bem caseiro com espaço de leitura ideal para quem gosta de um passeio tranquilo e cultural.

Se passear pela cidade é um dos desejos de quem vai visitar Arraial do Cabo, a Praça Martiniano Teixeira é perfeita para isso. O local aberto tem um ambiente ideal para descansar com a família, tomar um sorvete e aproveitar o frescor da noite.

Melhores praias

A Praia do Farol só pode ser acessada por viagem de barco, mas, por se tratar de um verdadeiro cenário de filme, vale a pena embarcar e conhecê-la. Ela está no ranking das melhores praias do Brasil, só esteja ciente de que a água pode ser geladinha demais para certos gostos.

Outra praia que é queridinha pelas águas calmas e límpidas é a Praia do Forno. Além da beleza extrema, ela conta com um mirante no alto de um de seus morros. Se a praia estiver muito cheia — e isso acontece! —, vá para as Prainhas do Pontal do Atalaia, que são tão belas quanto.

Búzios

Um dos destinos mais amados — e com razão — é o município Armação de Búzios, ou apenas Búzios, para os íntimos. Conhecer a área é um verdadeiro privilégio, além das praias de tirar o ar, os turistas podem aproveitar muitas atrações e passeios diferentes.

Como chegar lá

Se, por qualquer motivo, ir de carro não é uma alternativa para você, veja como pode chegar ao município:

  • De ônibus saindo do Rio de Janeiro — ele parte da Rodoviária Novo Rio,
  • De avião cuja viagem começa no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, depois disso, será preciso ir de carro até Búzios.

Passeios fora d’água

Quem adora movimento e badalação tem que passar pela charmosíssima Búzios. Mas, se em algum dia da viagem, a badalação das praias estiver demais para seu humor, é hora de aproveitar outras atrações que o município oferece, como um divertido passeio de buggy pelas areias e mirantes.

O pôr do sol de Búzios é exuberante, então, não perca! Em certas épocas do ano, a cidade é palco de luais, além de restaurantes com pratos saborosos. Tudo isso você pode encontrar na Rua das Pedras também, um centrinho mundialmente famoso e bem descolado.

Para uma caminhada de dia ou de noite a dica é o calçadão da Orla Bardot. Se for, você terá uma bela vista para o mar, a famosa escultura Os Três Pescadores e uma iluminação colorida e charmosa feita pelos barcos ali perto.

Melhores praias

Entre as principais praias da cidade de Búzios está a Geribá, que, justamente por ser uma das principais, é uma das mais agitadas. Mas fique calmo porque ela tem infraestrutura para receber o grande número de banhistas.

Já a Praia Azeda é ótima para quem curte um mar bastante calmo. Para chegar nela é preciso subir uma escadinha e, desse ponto, será possível ver a profundidade do mar verde-azulado. As praias da Ferradura e da Ferradurinha, que leva esse nome justamente por ser pequenininha, também prometem ótimas experiências.

Dica final

A Região dos Lagos costuma ter um trânsito um pouco difícil em feriados prolongados. Por isso, procure se planejar para ir em épocas alternativas, assim, você aproveita o melhor dessas cidades lindíssimas.