Apesar de ser consideravelmente pequena, a cidade de Capitólio, em Minas Gerais, é bastante rica em termos de diversão, sobretudo em se tratando daquelas presentes na natureza.
O turismo responde por boa parte da renda gerada neste município. No ano de 2017, contudo, autoridades locais sancionaram uma lei com o intuito de se estabelecer protocolos sobre a atividade turística na região.
Um lago artificial representa um dos principais atrativos em Capitólio. Trata-se de Furnas, cuja criação ocorreu ainda na década de 1960, banhando também outras cidades de Minas Gerais. Veja alguns pontos turísticos de destaque em se tratando deste município:
Lagoa Azul: uma das principais cachoeiras do local
Composta por águas em tons azul e verde, este é um tipo de queda-d’água que forma uma espécie de piscina natural. Para chegar até lá, há duas formas. Uma delas é por meio de uma trilha, já a outra deve ser feita através de embarcações. Desse modo, vale a pena a contratação de um aluguel de lancha Capitolio, uma vez que o trajeto em si já reúne vistas de rara beleza natural.
Descobrindo o Lago Furnas
A relevância desta formação lacustre é gigantesca para a cidade por diversos motivos, sendo o turismo um dos principais. As dimensões deste lago o posicionam como um dos maiores do planeta. Com 1140 quilômetros de extensão, o Furnas tem em suas margens diversas pousadas e comércios de modo geral, o que pode tornar os passeios mais interessantes. Periodicamente, muitas pessoas se organizam para visitação deste local, geralmente por meio de lanchas.
Morro do Chapéu: o caminho para quem gosta de alturas
O nascer e o pôr-do-sol podem ser conferidos por uma vista diferenciada em se tratando de Capitólio. O chamado Morro do Chapéu, justamente por sua altura, permite com que se tenha uma visão de 360 graus em seu entorno. Há formas diferentes de se conseguir chegar ao topo, de modo que pode-se subir também com veículos, mas alguns trechos requerem que o carro seja mais robusto.
A vegetação silvestre e rasteira é formada por flores exóticas. Assim como a flora, a fauna se mostra bastante diversificada, possuindo desde aves até mamíferos, como lobos e tamanduás.
Trilhas mais procuradas na cidade
A Trilha do Sol apresenta um trajeto que conduz o visitante a uma pequena cachoeira, cujo nome é “No Limite”. Quem se dispuser a este passeio contará com um percurso médio de quatro quilômetros.
Uma outra trilha de destaque é a do “Poço Dourado”, em que é preciso cumprir uma parte do trajeto por meio de um rio. Vale destacar que a água tende a ficar na altura dos joelhos. As principais atrações, neste caso, são os totens erguidos em pedra.
Já a “Cachoeira do Grito” requer disposição para que seja desfrutada, mas trata-se de algo que os visitantes costumam encarar. Isso se dá em razão de ser preciso subir uma espécie de escadaria com 96 degraus. Segundo a tradição local, o lugar recebeu tal denominação por conta de se acreditar que gritar sob suas águas seria algo que desse nova energia a quem o pratica.