Ciência & Tecnologia

Usando a internet para melhorar a qualidade de vida na terceira idade

Publicidade



Falar que computadores, celulares e internet fazem parte do “mundo de amanhã” é uma baita ilusão. Eles fazem parte é do mundo de hoje, assim como todos nós que estamos aqui, e por isso pessoas de qualquer idade podem e devem explorar as facilidades que esses recursos proporcionam.

A seguir vamos ver como saber mexer nas tecnologias acessíveis de hoje em dia podem fazer a diferença para uma vida mais saudável e ativa, especialmente na terceira idade.

Pixabay

Se mantendo em contato com pessoas queridas

Um fato que é quase consensual entre as gerações mais jovens, especialmente ‘Millenials’ (nascidos entre 1981 e 1996) e ‘Geração Z’ (nascidos a partir de 1997), é que o telefone não é exatamente o meio de comunicação favorito.

Os jovens simplesmente não gostam de ter que falar à distância e sentem-se incômodos quando precisam ligar ou até receber uma ligação.

Por outro lado, as gerações anteriores, incluindo os Baby Boomers (nascido entre 1945 e 1963, mais ou menos) e membros da chamada Geração Silenciosa (nascidos entre 1924 de 1944) nasceram e cresceram em meios aos telefones.

Como superar esse impasse na hora de se comunicar, então? Claro que se alguém de 70 anos telefonar para seu sobrinho de 25, é provável que a conversa exista e seja agradável.

Mas certamente o jovem preferiria que isso acontecesse através de tecnologias mais novas e, digamos, que exercem menos pressão nas partes do que o telefone – que exige resposta imediata, cessão de quaisquer outras atividades e atenção ininterrupta.

Pensando nisso, uma ideia para aproximar pessoas e gerações é a inclusão digital dos mais velhos, e isso não é nenhum bicho de sete cabeças.

O WhatsApp, aplicativo de mensagens, por exemplo, já é bem popular, e não há por que ter medo dele. O cérebro humano está sempre pronto para aprender mais, e descobrir novas formas de se conectar a quem amamos é um exercício tanto útil quanto benéfico para pessoas de qualquer idade.

Descobrindo novas possibilidades para a vida

Se conectar com pessoas é apenas uma gota no oceano de possibilidades que é a internet.

Não importa se para idosos ou não, cuidar da saúde é sempre importante, e existem recursos online que ajudam muito isso – desde marcação de consultas e exames até aplicativos voltados para bem-estar, monitoramento de atividade física e muito mais.

É possível até mesmo obter receitas médicas de verdade online. Tudo isso dentro da lei, com uma receita passada por um médico após a explicação do problema e um exame médico.

Apps que monitoram e cuidam da saúde, contatos emergenciais, conexão com entes queridos e amigos de longa data, tudo existe online e tudo está ao alcance das mãos.

A tendência do mundo é que a população envelheça, por conta da melhora da qualidade de vida e da medicina, então, o que não é tendência é ficar para trás!

A tecnologia pode ser uma grande amiga nessa hora, tanto para ajudar na informação como até para obter remédios sem sair de casa. Ficar afastado desse mundo é sem dúvidas algo que impacta negativamente na qualidade de vida.

Conhecendo gente nova

Saber se conectar com os familiares e amigos é apenas o começo do que a tecnologia pode proporcionar. A internet, seus sites e aplicativos existem para facilitar a vida e abrir novas possibilidades, e entre elas está a de conhecer gente nova.

Através de interesses em comum ou mesmo buscas de amizade por amizade ou relacionamento afetivo, existem centenas de ferramentas que se adaptam às necessidades e gostos de cada um, independentemente da idade.

Para quem quer se informar, não é mais preciso comprar o jornal na banca – sites de notícia, gratuitos e pagos, estão à disposição, assim como o Twitter, que fornece um sem-número de dados a cada segundo, e qualquer um pode achar o que procurar com poucos cliques. Fácil e simples.

Quem quer se conectar com amigos ou mesmo buscar por gente que não vê há tempos pode usar as redes sociais como o Facebook e o Instagram, onde não existe regra de idade e qualquer um de qualquer idade é bem-vindo.

Ver fotos da neta recém-nascida em outro país nunca foi mais fácil e rápido.

Para conhecer gente nova, existem apps de relacionamento, como Tinder, Happen e Grindr, só esperando para serem explorados por todo tipo de público. Aos mais aventureiros online, é possível ir até atrás de desconhecidos querendo novos amigos, usando recursos como o Omegle.