Fizeram uma tomografia no copo Stanley. Pode parecer bizarro, mas esse procedimento permitiu descobrir onde exatamente está o chumbo, material que tem trazido dor de cabeça para a empresa, já que muitas discussões sobre possíveis perigos para a saúde começaram a surgir. Os resultados dos “exames” foram postados pela empresa Lumafield no último dia 14.
- Garrafa e copo Stanley têm chumbo na composição, mas são seguros
- Exposição ao chumbo na infância reduziu o QI de 50% dos norte-americanos
Já faz um tempo desde que as especulações sobre a presença de chumbo no copo Stanley começaram. Em fevereiro deste ano, a Pacific Market International (PMI) foi processada por causa disso — já que é a empresa-mãe do item responsável por deixar a bebida gelada a longo prazo.
Para entender melhor a composição do copo, a Lumafield usou o tomógrafo industrial Neptune para ver o interior do item e entender como ele é feito, para assim descobrir e se o chumbo realmente representa um risco para os consumidores. A empresa gerou imagens de raio-X em diferentes ângulos e construiu um modelo 3D.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Tomografia do copo Stanley
Em comunicado, a empresa explica que os copos Stanley possuem paredes internas e externas de aço inoxidável, separadas por vácuo que minimiza a transferência de calor. O processo de fabricação de recipientes de aço inoxidável isolados a vácuo começa com a formação de duas camadas separadas de aço inoxidável para as paredes interna e externa, que são então soldadas na borda.
“O copo é colocado em uma câmara de vácuo e o ar é retirado por um orifício deixado na parte inferior da camada externa”, diz o anúncio da Lumafield.
O orifício através do qual o ar foi evacuado deve ser selado antes que o copo seja removido da câmara de vácuo, e é aí que entra a participação da solda de chumbo. “Durante a montagem das camadas interna e externa, uma pequena pastilha de chumbo é colocada acima do orifício de escape de ar. Depois que o ar é retirado do copo, a câmara de vácuo é aquecida apenas o suficiente para derreter o chumbo”, acrescenta a empresa.
Na rede social X, o diretor da Lumafield, Jon Bruner, divulgou as imagens geradas pela análise:
We CT scanned a Stanley Quencher cup to look for the lead that’s supposedly inside. Here’s what we found, and what it says about how these cups are made… 🧵 pic.twitter.com/5Xt4wHC6S6
— Jon Bruner (@JonBruner) March 14, 2024
“O chumbo é um material ideal do ponto de vista do controle de processos; possui baixo ponto de fusão e características altamente previsíveis. A solda com chumbo às vezes ainda é usada na eletrônica por esse motivo”, relembra Bruner.
Onde está o chumbo no copo Stanley?
A varredura mostra que a solda de chumbo está completamente protegida por uma tampa de aço inoxidável logo abaixo dela.
In any case, our CT cross section shows that the lead is entirely shielded, and its user won’t be exposed to lead at all. If the medallion covering the lead solder is pried off, it might become accessible—but in that case, a replacement cup is covered by Stanley’s warranty. pic.twitter.com/qENGtlC1BM
— Jon Bruner (@JonBruner) March 14, 2024
A empresa garante que o chumbo está totalmente blindado e o usuário não será exposto ao material. “Se o medalhão que cobre a solda de chumbo for arrancado, ele poderá ficar acessível – mas, nesse caso, um copo de reposição será coberto pela garantia da Stanley”, conclui a Lumafield.
Perigos do chumbo
De fato, o chumbo oferece riscos à saúde. Uma pesquisa da The Lancet Planetary Health revelou, por exemplo, que o impacto do envenenamento por chumbo foi responsável por 5,5 milhões de mortes por doenças cardiovasculares em 2019.
O material pode afetar o desenvolvimento neurológico, especialmente em crianças pequenas. Pode levar a danos cerebrais, diminuição do QI, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e até mesmo convulsões.
O chumbo no copo Stanley oferece perigo?
Mas em meio a essa polêmica, a própria PMI fez uma nota oficial dizendo que o material é “inacessível aos consumidores” e tranquilizou seus clientes:
Tenha certeza de que não há chumbo na superfície de nenhum produto Stanley que entre em contato com o consumidor nem no conteúdo do produto. Na rara ocorrência da tampa base de um produto se soltar devido ao uso normal e expor este selo, ele será elegível para nossa Garantia Vitalícia.
Ou seja: o chumbo em si é perigoso sim, mas você pode usar o copo Stanley sem medo de ser exposto ao material, que é completamente protegido.
Trending no Canaltech:
- Instagram caiu? Rede desconecta usuários nesta quinta (21)
- Erupção solar causa apagão de rádio e outras podem ocorrer
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
- Médico brasileiro faz 1º transplante de rim de porco para humano
- X-Men ’97 | Por que Magneto consegue tocar na Vampira?
Fonte: Canaltech