O inverno no hemisfério sul começa nesta quarta (21) às 11h57, no horário de Brasília. A chegada da nova estação é marcada pelo solstício de inverno por aqui, enquanto ocorre o solstício de verão no hemisfério norte.
“O início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios (inverno e verão) e dos equinócios (outono e primavera)”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
O solstício acontece por causa da inclinação da Terra e por sua jornada ao redor do Sol. Para entender melhor, saiba que, em seis meses do ano, o polo sul fica mais inclinado para nossa estrela, enquanto o norte fica mais afastado; depois de seis meses, ocorre o inverso. Nestes dois momentos, aconteceram solstícios.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
No caso do solstício de inverno, o polo sul do planeta fica inclinado para longe do Sol, marcando o início do inverno em nosso hemisfério porque há menor incidência de luz. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o El Niño pode fazer com que o inverno deste ano seja mais quente que o de costume.
O início do inverno afeta as variações de duração dos dias e noites. Nos equinócios, o dia e a noite têm comprimento quase iguais, mas isso muda após o equinócio de outono. Depois dele, o Sol nasce gradualmente mais tarde e se põe mais cedo, até chegar à noite mais longa do ano.
Trending no Canaltech:
- Pessoas solitárias respondem a interações sociais de formas diferentes
- Fiat Fastback ganha versão “popular” com motor turbo e preço atraente
- Por que não é uma boa ideia gerar chave de ativação do Windows no ChatGPT
- 5 motivos para NÃO usar o Google Chrome
- 5 defeitos que os carros japoneses têm
- Windows tem opção escondida para reiniciar o PC em casos de emergência
Fonte: Canaltech