Existem altas chances de você já ter tentado derrubar um mosquito ou mesmo uma barata voadora com um spray aerossol, lotado de inseticida. Às vezes, o pernilongo pode estar encharcado e mesmo assim continua voando, isso tudo enquanto aguarda o momento certo para picar um humano “inocente”. Buscando formas verdadeiramente efetivas de derrubar os insetos, o Laboratório de Pesquisa de Produtos de Saúde Pessoal da Kao Corporation, no Japão, parece ter chegado a uma solução inusitada.
- Algumas cores de roupa podem afastar os mosquitos! Saiba quais
- Pesquisadores criam tecido-repelente que evita picadas de mosquitos em 100%
Sem usar nenhum tipo de inseticida, como o piretróide, o novo spray aerossol japonês consegue derrubar os mosquitos durante o voo. Inspirado no desenvolvimento de sabonetes e xampus, a solução aquosa com surfactante é capaz de molhar o corpo e as asas do inseto, garantindo a queda e até o óbito. Os testes com o produto foram descritos em artigo publicado na revista Scientific Reports.
Como funciona o spray que derruba mosquitos no ar?
A superfície do corpo do mosquito, incluindo as suas asas, é coberta por sulcos muito finos e revestida por uma substância hidrofóbica semelhante à cera. Em outras palavras, este material tem a função de repelir a água. Por isso, os insetos conseguem voar mesmo em dias de chuva, dependendo da intensidade da precipitação.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Desde 2020 estudando o tema, a equipe de pesquisadores levantou a hipótese de que molhar o corpo e as asas dos mosquitos poderia alterar a capacidade de voo. A partir deste conceito, surgiu a ideia de usar um spray com surfactante e água para molhar e, finalmente, derrubar os insetos.
Para entender, o surfactante diminui a tensão superficial da superfície, interrompe a habilidade do corpo do inseto em repelir a água e, consequentemente, permite que eles se molhem. Por sua vez, isso interrompe a capacidade de voar, facilitando a captura.
A seguir, veja uma demonstração, em inglês, comparando os efeitos do uso de repelentes comuns (primeiro bloco do vídeo) e do novo spray aquoso com surfactante (segundo bloco):
Outro ponto avaliado pelos pesquisadores é o fato do spray ser também capaz de bloquear os orifícios (espiráculos) presentes na superfície do corpo do inseto, que são usados durante a respiração. Então, a solução literalmente “derruba e mata”.
Spray inovador combate a dengue?
O novo spray foi validado em experimentos com o mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus). Incomum no Brasil, é considerado outro potencial transmissor dos vírus da chikungunya, da zika, da dengue e da febre amarela. Além disso, é um parente do Aedes aegypti, o popular mosquito da dengue.
Embora os testes em laboratório da pesquisa japonesa não tenham sido realizados com o mosquito “brasileiro”, existem altas chances da solução ser eficaz contra este outro vetor tão conhecido no Brasil. Com a chegada do spray ao mercado internacional, mais testes devem ser realizados.
O interessante é que esta não é a única solução contra os mosquitos. Recentemente, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, anunciaram a criação de um tecido-repelente que evita as inconvenientes picadas. Se a pessoa prefere soluções mais simples, a ciência também descobriu que algumas cores, presentes nas roupas, podem afastar naturalmente os mosquitos.
Trending no Canaltech:
- 1º remédio para nascimento de novos dentes será testado em humanos
- Instagram esconde “convite” para o Threads; saiba como conseguir
- Marvel Comics vem transformando Hulk oficialmente em um deus
- Nova rede social Threads já pode ser acessada pela web
- Quanto vale a pena pagar no Samsung Galaxy S21 FE em 2023?
- “Celular da Liberdade” é feito totalmente nos EUA, e custa o dobro do iPhone 14
Fonte: Canaltech