Sustentabilidade & Meio Ambiente

Aumento do nível dos mares pode ser catastrófico nos próximos 100 anos

Publicidade



Aumento do nível dos mares pode ser catastrófico nos próximos 100 anos - 1

Uma análise do Fórum Econômico Mundial aponta que o aumento do nível dos oceanos pode colocar até 410 milhões de pessoas em risco no próximo século caso as mudanças climáticas continuem no ritmo atual. Estudos apontam para a elevação dos mares em um metro decorrente do acréscimo de 1,8 ºC na temperatura média global.

A previsão é resultado de um estudo do Centro IBS de Física Climática, na Coreia do Sul. Pesquisadores da instituição construíram um modelo inédito para simular com precisão a complexa relação entre os oceanos, os depósitos de gelo e a atmosfera.

Aumento do nível dos mares observado desde 1900 com dados de satélites (Imagem: Reprodução/NASA via WE Forum)
Aumento do nível dos mares observado desde 1900 a partir de dados de satélites (Imagem: Reprodução/NASA via WE Forum)

O derretimento das plataformas de gelo na Antártida e Groenlândia — que hoje estão na taxa de 150 e 280 bilhões de toneladas, respectivamente, de acordo com o Fórum Econômico Mundial — exige medidas urgentes para ser revertido. O estudo aponta que as emissões de carbono devem ser zeradas até 2060.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Se o derretimento atual já é alto, ele pode alcançar níveis assustadores com as emissões mantidas da forma que estão. “Se falharmos em atingir a meta de emissões, as geleiras vão desintegrar e derreter em um ritmo acelerado, de acordo com nossos cálculos,” diz Axel Timmermann, diretor do Centro IBS. “Caso nenhuma ação seja tomada, o nível dos mares pode subir 100 centímetros nos próximos 130 anos,” conclui o cientista.

O que significa o aumento de um metro no nível dos oceanos

O Fórum Econômico Mundial aponta que Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Egito, Holanda, Austrália, Nova Zelândia e diversas ilhas do Oceano Pacífico estão entre os países que mais seriam afetados pelo aumento. No Egito e na Holanda, uma grande porcentagem da população já vive hoje abaixo do nível do mar.

Simulação do aumento do nível dos oceanos em Shanghai, China, na plataforma EarthTime (Imagem: Reprodução/EarthTime via WE Forum)
Simulação do aumento do nível dos oceanos em Shanghai, China, na plataforma EarthTime (Imagem: Reprodução/EarthTime via WE Forum)

Para se adaptar, seriam necessárias medidas como projetos de engenharia para a contenção das águas, a proteção e crescimento de barreiras naturais, como os manguezais e outros ecossistemas costeiros e a realocação de casas e comércios para áreas distantes das afetadas. De qualquer forma, no nível que se prevê o aumento, inúmeras construções e pessoas seriam atingidas.

Para visualizar o tamanho do problema, a plataforma EarthTime fornece uma simulação do quanto diferentes cenários de aumento do nível dos oceanos afetaria o mundo.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech