Sustentabilidade & Meio Ambiente

56% dos oceanos mudaram de cor devido a mudanças climáticas

Publicidade



56% dos oceanos mudaram de cor devido a mudanças climáticas - 1

Em relatório publicado na última quarta-feira (12) na Nature, pesquisadores revelaram que 56% do oceano mudou de cor: é verde, e não mais azul. A teoria dos responsáveis pelo artigo é que a culpa seja da mudança climática causada pelo ser humano.

Conforme aponta o estudo, a mudança na cor é prevalente nos oceanos tropicais próximos ao Equador. Isso sugere que algo mudou nos ecossistemas abaixo das ondas, já que a cor do oceano é um reflexo da flora e fauna dentro das águas.

A equipe ainda não tem certeza do que realmente causou essa alteração, mas observa que me smo em latitudes mais baixas, os ecossistemas oceânicos de superfície ficaram mais verdes nos últimos 20 anos.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Para analisar a cor do oceano, o grupo usou um espectrorradiômetro de imagem de resolução moderada, um método capaz de fazer medições em sete comprimentos de onda visíveis, incluindo dois comprimentos de onda associados à medição da clorofila (composto que deixa as plantas e algas verdes, e está presente também no fitoplâncton).

Por que o oceano mudou de cor?

Ao rastrear as mudanças na clorofila e analisar as mudanças ano a ano, a equipe pôde descobrir o que era uma variação natural na cor do oceano e o que poderia ser considerado acima do normal. Projetos anteriores já tinham anunciado que em um período de 20 anos, mais de 50% dos oceanos do mundo mudariam de cor.

56% dos oceanos mudaram de cor devido a mudanças climáticas - 2
56% do oceano mudou de cor por culpa do ser humano (Imagem: Ant Rozetsky/Unsplash)

“A cor dos oceanos mudou, e não podemos dizer como. Mas podemos dizer que as mudanças de cor refletem alterações nas comunidades planctônicas que vão impactar tudo que se alimenta de plâncton. Também deve mudar a quantidade de carbono que o oceano absorverá, porque diferentes tipos de plâncton têm habilidades diferentes para fazer isso. Então, esperamos que as pessoas levem isso a sério”, conclui o estudo.

O que sabemos sobre o oceano?

Você sabe o que tem no fundo do mar? É uma questão tão vasta, que os cientistas ainda descobrem, a cada dia, novas informações sobre o oceano. Estima-se que, hoje, mais de 80% dos oceanos ainda permanecem inexplorados. Trata-se de uma área muito extensa — aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta por água.

Anteriormente, o Canaltech reuniu tudo o que já conhecemos do fundo do mar. Atualmente já se tem conhecimento, por exemplo, de que os oceanos são os responsáveis por absorver cerca de 90% do calor que o nosso planeta retém do Sol.

Também já destacamos a diferença entre mar e oceano: tanto os mares quanto os oceanos possuem diversos formatos e perfis, definidos por localização geográfica, acidez e teor de sal das águas, mas uma das principais características que diferenciam um mar de um oceano é a sua extensão.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech