.
Mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro vão contar com uma Caderneta da Mulher no Climatério e Menopausa. As cadernetas serão distribuídas gratuitamente nas unidades da atenção básica e nas de Estratégia de Saúde da Família dos municípios fluminenses.
Uma das autoras da iniciativa, a deputada estadual Dani Balbi, do PCdoB, afirmou que a medida é importante para oferecer mais qualidade de vida.
A médica ginecologista, Thais Ushikusa, destaca que esse período ainda é muito envolvido em antigos tabus e preconceitos, o que faz com que muitas mulheres não busquem ajuda. Por isso, ações como essa são importantes, pois trazem o tema para a discussão, aumentam a conscientização e o acesso a tratamentos.
De acordo com a lei fluminense, uma equipe multidisciplinar de saúde será responsável pelo preenchimento da caderneta, com registros detalhados de consultas, exames e orientações médicas.
A idade média de entrada na menopausa no país gira em torno dos 48 a 50 anos, mas os sintomas do climatério podem começar ainda na faixa dos 40 anos. Dados da Associação Brasileira de Climatério e do IBGE estimam que mais de 29 milhões de brasileiras estejam atualmente nessa fase da vida.
paulliny.tort , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Fri, 18 Apr 2025 00:28:23 +0000