Djavan, John Lennon, Roberto Carlos, Gal Costa e Maria Bethânia têm algo em comum: discos completos desses artistas foram removidos do catálogo do Spotify no último fim de semana. A mudança trouxe dezenas de reclamações nas redes sociais, especialmente por ocorrer de maneira repentina, sem um anúncio prévio do streaming de músicas.
No domingo (28), diversos fãs dos artistas foram a plataformas como o X (antigo Twitter) para apontar a novidade desagradável. Apesar de alguns tuítes em inglês, as remoções de faixas e álbuns parecem afetar apenas o Brasil.
Tiraram as musicas do roberto carlos do spotify https://t.co/DK74989Ndy
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–— ؘ (@femalejoker_) January 28, 2024
WHY IS THE ENTIRE JOHN LENNON DISCOGRAPHY BEING WIPED FROM BRAZILIAN SPOTIFY? pic.twitter.com/rrkapqr7MW
— 💭♟️Limedove 🎸🪲 (@SgtLimestar) January 28, 2024
GENTE uma coisa muito GRAVE tiraram o álbum luz do DJAVAN INTEIRO do spotify faz alguma coisa samurai pic.twitter.com/6LFtEy8FKo
— moo (@flertefatale) January 28, 2024
MEU DEUS. o Spotify tá fazendo uma limpa nos álbuns mais históricos da Brasil. estão tirando Djavan, Gal Costa, Maria Bethania… NÃO É POSSIVEL… que sacanagem tratar os pilares da música brasileira como obras descartáveis!!! pic.twitter.com/9LPzAfgwrT
— j̶ ̶u̶ ̶l̶ ̶i̶ ̶a̶ = (@jotauelleia) January 28, 2024
AS MÚSICAS DO JOHN LENNON SUMIRAM DO SPOTIFY
— The Beatles Sargentopostagem (@Sargentopost) January 28, 2024
Para tentar responder a grande quantidade de perguntas da comunidade que usa o Spotify, o Canaltech entrou em contato com a plataforma, mas não obteve resposta até este texto ir ao ar. Assim que houver uma resposta, a informação será atualizada no texto. Enquanto isso, resta aos fãs reclamarem sobre a falta que as músicas desses artistas icônicos vão fazer.
Por outro lado, há quem use essa situação para destacar a importância da mídia física, como discos de vinil e CDs. Com esses produtos, o ouvinte pode continuar a curtir suas faixas favoritas sem se preocupar com a perda repentina do acesso.
Sumiram os discos do Djavan no Spotify? Nem fiquei sabendo… pic.twitter.com/TF5M0ItI2a
— 𝕽𝖆𝖘 𝖅𝖎𝖒𝖇𝖆𝖍 :ilha_reunião: (@Tranzimbah) January 29, 2024
Não é a primeira que o Spotify remove conteúdo
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Spotify decide retirar faixas e discos de sua plataforma. Em 2022, por exemplo, a plataforma removeu mais de 100 episódios do podcast The Joe Rogan Experience porque o programa foi acusado de servir como espaço para conversas negacionistas a respeito da pandemia.
No mesmo ano, todo o catálogo de canções do artista Neil Young deixou o Spotify após o músico mostrar insatisfações com a presença de conteúdo negacionista no serviço de streaming. Curiosamente, o principal alvo do cantor canadense de folk e rock foi o próprio Joe Rogan e seu podcast.
Trending no Canaltech:
- Magnésio | Quais os benefícios do suplemento e quando usar?
- 4 placas de vídeo para evitar em 2024
- Brasil x Colômbia | Onde assistir ao jogo da seleção no Pré-Olímpico
- Este é o mapa plano mais confiável da Terra
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
Fonte: Canaltech