Na última terça-feira (4), a SpaceX lançou uma nova remessa de satélites Starlink para a órbita da Terra, a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida. A bordo do foguete Falcon 9, foram enviados mais 60 satélites para compor a megaconstelação da empresa — atingindo a marca de 1.565. Após lançar o novo lote de satélites, o lançador reutilizável pousou com sucesso no mar, marcando o 13º voo da empresa neste ano.
O foguete Falcon 9 da vez foi carinhosamente apelidado de Millenium Falcon, nome da espaçonave pilotada por Han Solo, em Star Wars — não por acaso, já que ontem também foi comemorado o Dia de Star Wars. Em apenas um minuto, a nave superou a velocidade do som, aproximadamente 1216 km/h. Cerca de nove minutos após a decolagem, o primeiro estágio do foguete pousou na plataforma chamada “Of Course I Still Love You”, neste que foi o 9º pouso de sucesso do lançador, utilizado pela primeira vez em setembro de 2018.
A seguir, o momento em que o Falcon 9 parte para mais uma missão:
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Liftoff! pic.twitter.com/lOjB4bcgvw
— SpaceX (@SpaceX) May 4, 2021
A SpaceX segue a todo vapor para alcançar sua meta de colocar 30.000 satélites Starlink a 440 km acima do solo, para montar sua megaconstelação de satélites de internet de alta velocidade. No entanto, até o momento, a Federal Communications Commission (FCC), órgão responsável por controlar as comunicações dos EUA, autorizou o envio de 12.000. A rede Starlink já está em fase de teste beta e, pelo site da empresa, é possível realizar a pré-compra do serviço, para quando ele estiver disponível em sua região.
Abaixo, você confere o retorno e pouso de sucesso do primeiro estágio do foguete:
Falcon 9’s first stage has landed on the Of Course I Still Love You droneship – the 9th landing of this booster pic.twitter.com/wzPjMsu2z3
— SpaceX (@SpaceX) May 4, 2021
A presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, disse que a empresa já tem um alcance global, mas ainda não há uma conectividade completa. “Esperamos que, após cerca de 28 lançamentos, tenhamos cobertura contínua em todo o mundo. E o plano depois disso é continuar a adicionar satélites para fornecer capacidade adicional”, acrescentou Shotwell. A empresa de Elon Musk tem planos de enviar uma nova remessa de satélites ainda em maio.
Trending no Canaltech:
- Sonda Parker Solar Probe “toca” o Sol e quebra recorde de velocidade e distância
- Moto G60 chega ao Brasil com câmera de 108 MP e preço abaixo dos concorrentes
- Estas são as maiores estruturas do universo, mas será que elas existem mesmo?
- 5 filmes para relembrar a genialidade de Paulo Gustavo
- Chuva de meteoros Eta Aquáridas tem pico na madrugada desta quarta (5)
Fonte: Canaltech