.
Um produto de limpeza aplicado por engano nos olhos, foi a causa da cegueira em pacientes de um mutirão de cirurgias de catarata, em outubro do ano passado, em Taquaritinga, no interior de São Paulo.
Os efeitos nas vítimas apareceram gradativamente: dor forte e olhos vermelhos logo depois do procedimento, seguido por visão cada vez mais embaçada, chegando à cegueira parcial ou total. Nos casos mais graves, houve infecções com risco de perda do globo ocular. O erro médico afetou doze dos 23 pacientes submetidos à cirurgia.
Segundo a Santa Casa de Franca, instituição responsável pelo mutirão, uma sindicância interna constatou a troca acidental do soro de hidratação indicado, por uma substância antisséptica. Em carta aberta, o hospital afirma que afastou os profissionais envolvidos e que já inscreveu todos os pacientes afetados na fila de transplante de córnea do Estado de São Paulo.
O governador Tarcísio de Freitas determinou que uma comissão exclusiva acompanhe os pacientes afetados no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Os pacientes que perderam a visão começaram a ajuizar ações na Justiça, pedindo indenizações. Em nota, a Secretaria de Saúde paulista informa que estuda com a Procuradoria-Geral do Estado uma proposta de indenização aos pacientes.
akemi.souza , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Thu, 13 Feb 2025 18:04:08 +0000