O café não só fornece mais energia, como também pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e até melhorar o condicionamento físico. Inúmeros estudos já apontaram diferentes benefícios que o café pode trazer para a saúde das pessoas, e nós listamos seis deles:
- Por que o café pode deixar você ainda mais cansado?
- Café diminui risco de insuficiência cardíaca, segundo estudo
- Cafeína reduz a massa cinzenta do cérebro mas não prejudica o sono, diz estudo
1. Queima de gordura
A começar pelos benefícios no condicionamento físico, o café pode auxiliar na queima de gordura. Pelo menos, é isso o que afirma um estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition. A cafeína é encontrada em quase todos os suplementos comerciais para queima de gordura. Segundo o relatório em questão, a cafeína pode aumentar a taxa metabólica em 3 a 11%.
2. Redução do risco de diabetes tipo 2
Outra característica da cafeína é reduzir o risco de diabetes tipo 2, um problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue. Alguns estudos observam que as pessoas que bebem mais café têm um risco 23% a 50% menor de contrair essa doença. Segundo uma das análises, em um total de 457.922 pessoas, cada xícara de café diária foi associada a uma redução de 7% no risco de diabetes tipo 2.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
3. Prevenção do Alzheimer
O mal de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum do mundo. Geralmente, afeta pessoas com mais de 65 anos e não há cura conhecida. No entanto, algumas coisas podem ser feitas para evitar a aparição da doença. E aparentemente, beber café é uma delas. Isso porque, de acordo com estudos publicados na European Journal of Neurology, as pessoas que bebem café têm um risco até 65% menor de contrair Alzheimer.
4. Prevenção de Parkinson
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, logo atrás do Alzheimer, e é causada pela morte de neurônios geradores de dopamina no cérebro. Tal como acontece com o Alzheimer, não existe cura conhecida, o que torna muito mais importante focar na prevenção. E um estudo mostra que pessoas que bebem café têm um risco muito menor de contrair a doença (de 32% a 60% menos risco). Nesse caso, a própria cafeína parece ser benéfica, já que as pessoas que bebem café descafeinado não têm um risco menor de Parkinson.
5. Proteção do fígado
Além disso, o café ainda pode proteger o fígado. Várias doenças comuns afetam principalmente o fígado, como hepatite, por exemplo, e muitas dessas condições podem levar à cirrose. E o café pode proteger contra a cirrose: um estudo aponta que pessoas que bebem 4 ou mais xícaras por dia têm risco até 80% menor de desenvolver a doença.
6. Combate à depressão
A American Psychiatric Association descreve a depressão como um transtorno que pode ter consequências sérias. A depressão clássica, ou transtorno depressivo maior, causa sintomas graves que afetam a maneira como a pessoa se sente, pensa e lida com as atividades diárias. Aqui no Canaltech, já falamos muito sobre esse transtorno. Em um estudo de Harvard publicado em 2011, as mulheres que bebiam 4 ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor de ficarem deprimidas. Outro estudo com 208.424 indivíduos descobriu que aqueles que bebiam 4 ou mais xícaras por dia tinham 53% menos probabilidade de morrer por suicídio.
Trending no Canaltech:
- Xiaomi estreia no Rio de Janeiro com sua maior loja até agora
- Antutu revela os celulares mais potentes de agosto e o resultado surpreende
- 10 sinais que indicam que você precisa fazer terapia
- Nada cringe: 10 jogos antigos que ainda fazem sucesso
- Linha iPhone 13 tem cores e opções de memória publicadas em loja
Fonte: Canaltech