A empresa canadense MindMed anunciou que os estudos em torno de seu remédio de dose única contra ansiedade, MM-120, atingiram uma nova fase. Assim, o tratamento fica um passo mais próximo de se tornar realidade. A ideia agora é realizar uma reunião de final de fase com a Food and Drug Administration (FDA, órgão de saúde dos EUA) no início de 2024.
- Antidepressivos e ansiolíticos: quando fazem bem e quando fazem mal?
- 5 hábitos contra a ansiedade comprovados cientificamente
O remédio atua nos receptores da serotonina, e além da ansiedade, um estudo separado também testa a eficácia da droga no tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
A empresa informou que o último estudo, que contou com 200 participantes com sintomas de ansiedade, atingiu seu objetivo primário e abriu caminho para levar o remédio mais perto da aprovação terapêutica.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Segundo Robert Barrow, CEO e Diretor da MindMed, o estudo representa “um marco significativo e se aproxima do objetivo de transformar o tratamento para ansiedade para milhões de pessoas que sofrem do distúrbio”. No estudo, o medicamento mostrou resultados notáveis depois de apenas quatro semanas.
Segundo o comunicado, 78% dos participantes tiveram alívio significativo dos sintomas relacionados à ansiedade em comparação com o placebo.
“Poucas novas opções de tratamento demonstraram atividade robusta no transtorno de ansiedade generalizada desde a última aprovação de um novo medicamento em 2004, tornando particularmente notável a atividade clínica forte, rápida e durável de uma dose única de MM-120 observada no ensaio”, refletiu Daniel Karlin, diretor médico da MindMed. A MindMed compartilhará os principais resultados de 12 semanas no primeiro trimestre de 2024.
Tratamento para ansiedade
Enquanto isso, há outra empresa chamada PureTech que desenvolve o remédio oral alopregnanolona (LYT-300). Também é uma promessa de tratamento contra a ansiedade. O medicamento também já está na Fase 2 dos testes clínicos.
Aliás, você sabia que o tratamento para a condição pode ir além dos medicamentos? Conforme já mencionamos aqui no Canaltech, já existem tratamentos alternativos e naturais para a ansiedade, como chá de camomila, canabidiol, aromaterapia, exercícios físicos e até mesmo a companhia de um animal de estimação.
Trending no Canaltech:
- Telescópio NEOWISE completa 10 anos e será aposentado em 2025
- Criminosos usam link falso do Celular Seguro para aplicar golpes
- Galaxy S24 Ultra deve tirar fotos em 24 MP e teve cores e memórias vazadas
- Startup brasileira lança satélites com foguete próprio
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
Fonte: Canaltech