Saúde & Bem-estar

Quem fuma todo dia pode estar encolhendo o cérebro

Publicidade



Quem fuma todo dia pode estar encolhendo o cérebro - 1

Segundo um estudo publicado no último dia 28 na plataforma medRxiv, fumar todos os dias pode encolher o cérebro. Para chegar a essa informação, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 28 mil pessoas (fumantes e não fumantes), comparando a situação delas em 2006 e 2013.

Através dessa análise, os autores perceberam que os cérebros dos fumantes tinham volumes cerca de 7,1 centímetros cúbicos menores, em média. Essa diferença no volume cerebral incluiu a massa cinzenta e a substância branca. Na prática, o tabagismo diário causou uma diminuição de 5,5 centímetros cúbicos na massa cinzenta e 1,6 centímetro cúbico na substância branca.

O estudo também revelou que os participantes que fumavam com mais frequência apresentaram diferenças ainda maiores no volume de massa cinzenta.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Enquanto isso, as pessoas que pararam de fumar há mais tempo tinham um pouco mais de massa cinzenta em seus cérebros, em comparação com aquelas que pararam recentemente.

Quem fuma todo dia pode estar encolhendo o cérebro - 2
Fumar todos os dias pode encolher o cérebro, segundo estudo (Imagem: Wirestock/Freepik)

A descoberta sugere que parar de fumar pode reverter ligeiramente o declínio do volume cerebral e aumentar o volume de massa cinzenta.

Os autores do estudo perceberam que as pessoas com maior risco genético eram mais propensas a fumar no passado, mas a genética, isoladamente, não estava ligada ao volume de massa cinzenta. Em vez disso, um histórico de tabagismo diário foi fortemente ligado ao volume de massa cinzenta.

A ideia reforça um estudo publicado no periódico Journal of Alzheimer’s Disease em 2022, que afirma que fumar pode causar perda de memória. Anteriormente, o Canaltech já mostrou como a tecnologia pode ajudar a parar de fumar.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech