A posição de dormir está diretamente ligada ao bem-estar do corpo. Quem dorme “torto” acorda igualmente desalinhado.
A posição de dormir influencia não apenas na qualidade do sono, mas na saúde como um todo: há determinadas posturas que, se praticadas com frequência, podem gerar problemas na coluna, dores agudas e crônicas, torcicolos, dores de cabeça e rigidez no pescoço.
Para quem tem o costume de dormir sempre da mesma forma, pode ser um pouco difícil alterar os hábitos. Ainda assim, vale tentar, especialmente se a promessa for de melhorias significativas no bem-estar e na qualidade de vida, não é verdade?
Melhor posição para dormir
Segundo material publicado pela BBC, um estudo realizado na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Rochester, também publicado na revista The Journal of Neuroscience, garante que dormir sobre o lado esquerdo do corpo beneficia a drenagem linfática do sistema nervoso central.
O que isso significa? Que a posição em questão, durante o sono, auxilia na eliminação de excesso proteico, vitaminas, resíduos e afins, o que é benéfico para a saúde, pois mantém o volume e a pressão sanguínea adequada e aumenta a imunidade.
Quando a drenagem linfática do sistema nervoso central não ocorre da maneira como deveria, o indivíduo fica mais suscetível ao desenvolvimento de doenças neurológicas, como a esclerose múltipla, doença autoimune que pode gerar, além de comprometimento da função motora, dores, fadiga intensa e até perda de visão.
Achou interessante? Pois tem mais.
Dormir deitado sobre o lado esquerdo do corpo colabora para a saúde da artéria aorta, que realiza o bombeamento de sangue para os demais órgãos responsáveis pelo sistema sanguíneo, e auxilia na digestão.
A posição também alivia o peso sobre a coluna vertebral, o que permite maior conforto na hora de dormir e previne o surgimento ou a piora de doenças nessa região.
Vale lembrar, no entanto, que a melhor forma de proteger a coluna é por meio de fortalecimento, que se dá com a prática de atividade física, alimentação saudável, suplementação e cuidados posturais.
Por fim, as gestantes também podem se beneficiar dessa maneira específica de dormir: quando a mulher se deita sobre o lado esquerdo, o bebê não faz pressão na veia cava, permitindo que a circulação do sangue aconteça de forma satisfatória e que o feto esteja bem nutrido.
Dormir de bruços faz mal para a saúde?
Infelizmente, sim, embora a posição seja a preferida de muita gente.
Pessoas que dormem de bruços tendem a forçar tanto a região lombar quanto a cervical, além de tracionarem o pescoço de forma incômoda, o que pode gerar não apenas tensão e desgaste muscular, mas dores, inchaço e cansaço físico.
Com o tempo, pode haver aumento da incidência de dores de cabeça e até de enxaqueca, além de redução significativa da movimentação do pescoço, aumento da possibilidade de desenvolver hérnias de disco e constante sensação de fadiga.
Dicas para dormir melhor
Agora que você sabe qual é a melhor posição para dormir, pode trabalhar para ter noites de sono mais satisfatórias.
Algumas dicas para dormir melhor incluem:
- Evitar levar o celular para a cama, uma vez que o aparelho tende a distrair e pode fazer com que você durma muito mais tarde do que gostaria. Para além disso, pessoas que usam muito o celular também têm o costume de forçar a cabeça para baixo, o que pode piorar dores cervicais;
- Desligar as luzes mais cedo e evitar ver filmes violentos ou noticiários antes de ir para cama, uma vez que a profusão de cores, movimentação intensa, notícias preocupantes e afins podem colaborar para um estado de agitação mental;
- Alongar o corpo devagar, já na cama, e fazer exercícios de respiração: puxar o ar devagar pelo nariz e soltá-lo pela boca, por exemplo, ajuda a diminuir a frequência dos pensamentos e facilita o estado de relaxamento,
- Comer pouco antes da hora de dormir, uma vez que um estômago pesado impede o sono tranquilo.