Saúde & Bem-estar

Pessoas com doenças mentais envelhecem mais rápido fisicamente

Publicidade



Pessoas com doenças mentais envelhecem mais rápido fisicamente - 1

Um estudo do King’s College London, apresentado na edição mais recente do congresso científico European Congress of Psychiatry, apontou que pessoas com doenças mentais envelhecem fisicamente mais rápido. Segundo o artigo, isso acontece porque os transtornos mentais aumentam os marcadores biológicos do envelhecimento.

Uma das teorias é que pessoas com doenças mentais geralmente apresentam mais distúrbios relacionados à idade e têm expectativa de vida mais curta, além de uma tendência a desenvolver diabetes e problemas cardíacos. Segundo os autores, o efeito é mais notável no público masculino.

O estudo em questão contou com dados de 110.780 pacientes e a análise de 168 metabólitos sanguíneos diferentes que atuam como marcadores de idade. Com isso, foi permitido perceber que as pessoas com histórico de doença mental tinham perfis de metabólitos biológicos que indicavam serem mais velhas do que realmente eram.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Pessoas com doenças mentais envelhecem mais rápido fisicamente - 2
Pessoas com doenças mentais envelhecem fisicamente mais rápido, segundo estudo (Imagem: bialasiewicz/Envato)

Os cientistas envolvidos descobriram que, em média, pessoas com transtorno bipolar tinham marcadores sanguíneos indicando serem cerca de 2 anos mais velhas do que sua idade cronológica.

Sob o ponto de vista dos próprios autores, compreender os mecanismos subjacentes ao envelhecimento biológico acelerado pode ser crucial para o desenvolvimento de prevenção e tratamentos personalizados para lidar com essas doenças mentais.

“Se pudermos usar esses marcadores para rastrear o envelhecimento biológico, isso pode mudar a forma como monitoramos a saúde física de pessoas com doenças mentais e como avaliamos a eficácia das intervenções destinadas a melhorar a saúde física”, apontam os pesquisadores.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech