Um estudo publicado no periódico JAMA Network Open no último dia 30 destacou um misterioso aumento no número de casos de diabetes tipo 1 em crianças e jovens durante a pandemia de covid-19. Para chegar a essa descoberta, os cientistas fizeram uma análise dos dados de 38 mil jovens diagnosticados no período.
- Transplante de células-tronco pode curar diabetes
- Dia Mundial do Diabetes | Dá para ter a doença e não saber?
No entanto, a própria equipe de pesquisadores reconhece que esse aumento pode ser atribuído aos atrasos potencializados pela situação delicada dos serviços de saúde em meio à pandemia. Ainda assim, a situação não explica a alta de casos recém-diagnosticados.
Basicamente, o estudo descobriu aumento de 14% na taxa de diabetes infantojuvenil durante o primeiro ano da pandemia, em comparação com o período antes da covid-19. Já no segundo ano de pandemia, a taxa subiu cerca de 27% em relação aos níveis pré-pandêmicos.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
A equipe lança luz sobre a necessidade de mais recursos e apoio para o crescente número de crianças e adolescentes afetados pela condição.
Por que diabetes aumentou nas crianças na pandemia?
Uma dessas teorias apresentadas no estudo é que a covid-19 pode desencadear uma reação que aumenta o risco de diabetes. No entanto, nem todas as pesquisas da área encontraram evidências que apoiam essa teoria.
De qualquer maneira, outra hipótese é que a exposição a alguns germes na infância pode ajudar a proteger contra uma série de condições, incluindo diabetes, e os cientistas acreditam que o distanciamento social imposto durante a pandemia tenha significado que muitas crianças não tiveram exposição suficiente a germes e perderam essa proteção adicional.
Com base nisso, os especialistas envolvidos destacam a necessidade de futuros estudos que examinem as tendências de longo prazo, para que assim seja possível separar o impacto da pandemia na incidência do diabetes tipo 1 e estabelecer a gama de fatores que podem estar por trás de qualquer aumento aparente.
O que é diabetes?
Considera-se como diabetes quando a glicemia de jejum ultrapassa os 125 mg/dl. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Temos tipos diferentes da condição:
Diabetes tipo 1
Diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, e o tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue. A causa da diabetes tipo 1 ainda é desconhecida e a melhor forma de prevenir é equilibrando a alimentação, realizando atividades físicas e evitando álcool, tabaco e drogas.
Diabetes tipo 2
Em paralelo, diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa da doença está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Por isso, é essencial manter acompanhamento médico. Em 2022, pesquisadores fizeram alerta para diabetes tipo 2 após covid-19.
Trending no Canaltech:
- BYD Dolphin “explode” em vendas e puxa preço dos elétricos de entrada para baixo
- Microsoft lança curso gratuito de IA com certificado
- Velozes e Furiosos 10 chega às plataformas digitais
- Zuckerberg posta no Twitter depois de 11 anos e debocha do rival
- 6 coisas que você precisa saber antes de usar o Threads
- BYD fecha acordo com 99 para “invadir” ruas de São Paulo com carros elétricos
Fonte: Canaltech