Em estudo publicado na revista Brain na última segunda-feira (14), cientistas detectaram uma espécie de “consciência oculta” nos pacientes em coma. Para chegar a isso, eles usaram técnicas avançadas de imagem, e assim identificaram a atividade cerebral e as regiões ligadas à dissociação motora cognitiva — quando a pessoa parece em coma e sem resposta, enquanto internamente mostra sinais de atividade cerebral.
A condição ocorre em cerca de 15% a 25% das pessoas com lesões cerebrais por traumatismo craniano, hemorragia cerebral ou parada cardíaca. Nesses pacientes, algo se quebra entre as instruções vindas do cérebro e os músculos necessários para executá-las.
No estudo, o grupo observou a atividade cerebral de 107 participantes quando solicitados a realizar movimentos simples. Desses, 21 tiveram a dissociação motora cognitiva.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Todos os pacientes com dissociação motora cognitiva tinham estruturas cerebrais intactas relacionadas à compreensão de comandos, o que sugere que as instruções verbais poderiam de fato ser ouvidas. No entanto, o estudo descreve lacunas de estrutura em regiões relacionadas à ação física, explicando a incapacidade de se mover em resposta.
A própria equipe reconhece que mais pesquisas são necessárias para ajustar essas técnicas e identificar com mais precisão a dissociação motora cognitiva por meio de exames cerebrais. De qualquer forma, a esperança é que isso possa dar aos profissionais de saúde a capacidade de fazer um diagnóstico mais preciso, no futuro.
Com isso, a pesquisa se concentra em ajudar as pessoas presas em estados semelhantes ao coma, e uma maneira de melhorar os tratamentos é entender melhor o nível de consciência dos pacientes.
O que é estar em coma?
Mas o que significa entrar em coma? Basicamente, a inconsciência ocorre quando alguma parte do cérebro foi danificada, seja de forma permanente ou temporária, fazendo com que a pessoa não responda a estímulos como dor, luzes e sons.
Em 2022, um estudo apontou que pessoas em coma podem estar conscientes, mas não controlam seus movimentos. O grupo de cientistas demonstrou que pacientes com consciência encoberta podem alterar os seus padrões cerebrais quando são instruídos a mover partes de seus corpos ou visualizar uma atividade.
Como acordar pacientes em coma?
Em paralelo, um estudo desenvolvido pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) revelou que é possível utilizar eletrodos que, ao aplicar choques em uma região específica do cérebro que está associada à consciência humana, pode alguém acordar de um coma profundo.
Trending no Canaltech:
- Chandrayaan-3: sonda indiana tira fotos do lado afastado da Lua
- Elon Musk cogita trocar luta com Mark Zuckerberg por debate verbal
- 10 referências e easter eggs em Thor: Amor e Trovão
- Disney+ quer acabar com compartilhamento de senhas
- Estado de SP instala app sem autorização em celulares de professores e alunos
- A Lua está enferrujando? Estudos revelam oxidação misteriosa nos polos lunares
Fonte: Canaltech