O celular pode ser um aliado para dormir melhor com a ajuda de um aplicativo que mede a qualidade do sono: esse tipo de software ajuda a monitorar as horas dormidas e traz opções para organizar o ciclo diário.
Os apps conseguem identificar os momentos de sono leve ou pesado durante a noite e criam um histórico para acompanhar a evolução durante os dias. Além disso, é possível receber avisos sobre a melhor hora de ir para a cama e mudar hábitos noturnos.
Preciso usar um smartwatch para monitorar o sono?
Muitos aplicativos permitem medir a qualidade do sono somente com o celular, mas é possível obter dados mais precisos ao utilizar um smartwatch ou uma smartband.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Isso ocorre porque o celular usa apenas o microfone e ondas sonoras dos alto-falantes para monitorar os dados durante a noite: a análise pode ser afetada por barulhos externos ou caso você esteja dormindo com outra pessoa, por exemplo. Além disso, o uso recorrente dos apps consome a bateria do aparelho.
As pulseiras inteligentes possuem sensores que monitoram com mais detalhes, como um monitor de batimentos cardíacos ou acelerômetros que acompanham o movimento da pessoa. Você pode usar somente o celular, mas saiba que os resultados podem ser diferentes.
5 aplicativos que medem a qualidade do sono
Existem opções nativas e aplicativos de terceiros que monitoram as noites de sono pelo Android ou iOS.
1. Saúde
Quem possui um Apple Watch pode usar o próprio app Saúde, da Apple, para acompanhar os dados do sono pelo iPhone de forma nativa. Além disso, é possível consultar os dados sobre cada estágio do sono e o histórico dos últimos 14 dias no relógio.
O modo Sono do app Saúde é outro recurso interessante: a função ajuda a determinar uma quantidade de horas dormidas por noite e envia notificações sobre o melhor horário para repousar.
- Download: iOS
- Preço: gratuito
2. Samsung Health
O Samsung Health é o hub de saúde dos aparelhos da Samsung. Pode ser usado para contabilizar quantidade diária de passos, variação de peso, exercícios físicos e, claro, o sono por noite.
O app é compatível com smartbands e smartwatches da Samsung e sincroniza os dados obtidos sobre o sono. Caso você não use esses dispositivos, pode adicionar o horário de sono manualmente e comparar os intervalos.
3. Sleepzy
O Sleepzy entra na categoria dos apps que informam a qualidade do sono usando o próprio celular. Com o microfone ativo, a ferramenta reconhece sons noturnos, como roncos, e determina os estágios do sono a cada noite.
O app possui um despertador inteligente, configurado para tocar em um intervalo de horário no lugar de uma minutagem específica. Assim, o Sleepzy toca o alarme somente quando identificar um período de sono mais leve nesse ciclo. É necessário pagar uma assinatura para acessar todos os recursos do app.
4. SleepScore
O SleepScore é uma opção completa para monitorar o quanto você dorme e acessar conteúdos adicionais. O app usa um programa com duração de 12 semanas para melhorar a qualidade do sono, com um período de análise dos seus hábitos nas semanas iniciais.
Após identificar esses padrões, a ferramenta envia sugestões personalizadas, como o melhor horário para consumir cafeína e algumas dicas para dormir melhor após exercícios físicos. A versão completa está disponível a partir de assinatura paga.
5. Pillow
O Pillow é uma das principais alternativas da categoria para o iOS. Além de trazer os dados para o iPhone, também pode ser instalado no Apple Watch e coletar informações mais detalhadas sobre o ciclo diário. Todas as estatísticas podem ser sincronizadas com o iCloud.
O app também conta com uma biblioteca de sons relaxantes e despertador personalizado. No entanto, muitas funções são limitadas para a versão Premium.
- Download: iOS
- Preço: assinatura paga a partir de R$ 49,90
Os apps não são a única opção para dormir melhor: você também pode usar assistentes como a Alexa para criar uma rotina adaptada na hora de dormir.
Trending no Canaltech:
- Por que Calvin e Haroldo nunca terão uma animação?
- Quais celulares serão atualizados para a MIUI 15?
- O Galaxy S22 Ultra ainda vale a pena em 2023?
- 5 motivos para NÃO usar o WhatsApp
- Bambu pode virar uma nova fonte renovável de energia
- Elementos | 5 motivos para assistir ao novo filme da Pixar
Fonte: Canaltech