O corpo humano é um organismo complexo e, mesmo que não percebamos, ele está se comunicando a todo momento, até mesmo pela cor da nossa urina. Variações no tradicional amarelo podem indicar problemas de desidratação, dietas estranhas, uso de medicamentos ou ainda algumas doenças.
Para se ter uma ideia, existem até relatos de pessoas que, por inúmeros fatores, fizeram xixi roxo, como explicaremos a seguir. Mais importante de tudo, é entender o que essas variações nas cores querem dizer e, em caso de dúvidas ou de suspeitas de alguma complicação, o ideal é sempre buscar por ajuda médica.
Nestes casos, um clínico geral pode ajudar a diagnosticar problemas de saúde encontrados a partir da urina, além de buscar outros sinais e sintomas que passaram despercebidos. No entanto, a melhor especialização a se procurar é de um urologista. Diferente do que se pensa, estes profissionais atendem tanto homens quanto mulheres, já que se especializaram no estudo do trato urinário — rins, bexiga e uretra.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
A seguir, confira o que cada cor de urina quer dizer sobre a saúde de uma pessoa:
Urina amarela
A mais clássica e saudável cor de urina é o amarelo, podendo variar em tonalidades, ou seja, um pouco mais claro e um pouco mais escuro. Basicamente, é a cor padrão obtida pela diluição do pigmento urocromo na água.
Aqui, cabe explicar que este é produzido pelo corpo quando ele “quebra” (metabolismo) a hemoglobina — a proteína que transporta oxigênio nos glóbulos vermelhos — e, originalmente, é marrom-vermelho, mas a cor é atenuada até chegar no amarelo que conhecemos.
Urina amarelo escuro, laranja ou marrom
Quando a urina está em um tom amarelo escuro, laranja ou mesmo marrom, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é tomar mais água e buscar formas de manter o corpo mais hidratado, como ficar com uma garrafa de água ao lado enquanto trabalha, por exemplo. Outra ideia é tentar ir mais vezes por dia ao banheiro. Quanto mais concentrado estiver o xixi, mais escuro ele vai ser e isso não é nem um pouco saudável.
Curiosamente, até os exercícios físicos intensos podem provocar essa mudança, mas de forma temporária. O quadro é conhecido como hematúria após esforço físico. O escurecimento do xixi também pode ser reação a alguns medicamentos, como cloroquina ou laxantes. Além disso, pode ser indicador de alguma doença hepática (fígado), já que pode ter relação com a entrada de bile na urina.
Urina transparente
No oposto da urina escura, a pessoa pode apresentar o xixi tão claro a ponto dele ficar quase transparente, similar à água. É possível que a pessoa esteja bebendo água em excesso. Em alguns casos mais raros, este pode ser um indicador de problemas hepáticos, como cirrose ou hepatite viral.
Urina amarelo neon
Pode parecer até piada, mas algumas pessoas, de fato, podem ficar com o xixi na cor amarelo neon ou brilhante. Normalmente, isso ocorre com pessoas que estão com altas concentrações de vitaminas do complexo B, como as B2 (riboflavina) e B12 (cobalamina). Mudanças na alimentação ou na suplementação podem resolver o problema.
Urina nas cores vermelho, roxo ou rosa
Agora, começamos as cores mais exóticas de urina. Se o xixi ficar vermelho, roxo ou rosa, a primeira coisa a ser investigada é a alimentação. Isso porque diferentes alimentos, como beterraba e amoras, podem alterar temporariamente a cor. Alguns antibióticos e laxantes também podem ter esse mesmo efeito.
Se a tonalidade voltada para o vermelho for mais recorrente, é necessário atenção. A mudança na cor pode estar associada com a presença de sangue no xixi. Este pode ser um sinal de diferentes doenças, como pedras nos rins, tumores na bexiga ou ainda aumento na próstata.
Mais recentemente, viralizou nos Estados Unidos o caso de uma idosa que foi internada e, após quatro dias de hospitalização, começou a aparentemente fazer xixi roxo. Este é um quadro raro, conhecido como Síndrome da urina roxa na bolsa coletora (PUBS). Só que, na verdade, a urina não sai dessa cor, mas fica a partir de uma reação química envolvendo o material da bolsa. O relato de caso foi publicado na revista Oxford Medical Case Reports.
Urina azul ou verde
Sim, a urina da pessoa pode ficar azul ou verde, mas, na maioria dos casos, a coloração está diretamente associada com a dieta ou, mais especificamente, ao uso de corantes alimentícios, como o azul de metileno. Além disso, algumas medicações também podem provocar o quadro, como o antidepressivo amitriptilina.
Outro grupo de possibilidades na mudança da cor do xixi envolve a existência de uma infecção bacteriana, como a da bactéria hospitalar Pseudomonas aeruginosa, ou ainda estar associada com baixos níveis de cálcio no organismo.
Urina com espuma
A urina com espuma não é necessariamente uma cor, mas pode ser um sinal de alerta, caso as principais e mais comuns causas sejam descartadas. Entre elas, estão: jatos fortes, produtos de limpeza presentes no vaso sanitário ou presença de sêmen, no caso de homens.
Caso a espuma não seja provocada por nenhum desses fatores e é regular, esta alteração na urina pode indicar algumas doenças crônicas ou mesmo problemas renais. A alteração é também associada com a doença de Crohn e a diverticulite.
Depois de descobrir tanto sobre as possíveis cores do xixi, se você ainda não repara na cor da sua urina, deveria começar a ter esse hábito agora mesmo. Para além do xixi, é importante ficar atento para as fezes e até para as unhas. Afinal, o corpo fala, mas esta linguagem só é entendida por quem se conhece.
Trending no Canaltech:
- A Xiaomi perdeu o encanto?
- Consumo de café aumenta batimento ventricular prematuro e atrapalha sono
- Galáxia colossal gira e aponta jato energético em nossa direção
- La Situación | Conheça road movie brasileiro que vai fazer você rir
- Nova explicação para o Oumuamua é a mais simples de todas — e pode estar correta
- CEO da OpenAI diz que Elon Musk “é um idiota” que se importa com o futuro
Fonte: Canaltech