Anteriormente, um estudo apontou que a poluição pode cancelar benefícios que exercícios físicos causam no cérebro. No entanto, um novo artigo publicado no periódico American Journal of Physiology traz a informação de que a prática pode ser benéfica mesmo em ambientes poluídos.
- Levantar pesos semanalmente diminui riscos de morte prematura, segundo estudo
- Poluição do ar pode prejudicar a saúde do cérebro, revela novo estudo
O estudo, conduzido por alunos da Universidade de São Paulo (USP), contou com a avaliação de dez ciclistas que costumam treinar em lugares apontados pela Agência Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) como altos níveis de poluição.
Os cientistas analisaram os marcadores de inflamação no sangue desses ciclistas e perceberam que estes não se alteraram, enquanto o nível sanguíneo da proteína BDNF, relacionada a benefícios do exercício para a neuroplasticidade do cérebro, só fez aumentar.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
A conclusão dos pesquisadores é que os ciclistas analisados estão acostumados a treinar em ambiente aberto, então os benefícios do exercício se sobrepõem aos efeitos deletérios do ambiente poluído.
Para chegar à descoberta, os cientistas levaram os participantes a uma câmara, onde houve um circuito de uma hora e meia, em realidade virtual. A câmara tem dois dutos por onde entra o ar da rua e um sistema para a filtragem de material particulado, além de filtros químicos. Com isso, foi feita uma comparação entre os exercícios realizados no ambiente poluído (sem filtro), ou no ambiente com ar filtrado.
A equipe concluiu que não houve diferenças significativas entre os experimentos. A equipe imaginou que haveria prejuízo na performance de exercícios físicos em um ambiente poluído, porque haveria aumento da percepção subjetiva de esforço, mas isso não se confirmou. Os cientistas também se surpreenderam porque não houve aumento dos marcadores inflamatórios, ao contrário do que se pensava.
Exercícios físicos trazem benefícios?
Já faz um tempo que a ciência vem apontando os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde. Anteriormente, pesquisas apontaram que os exercícios físicos são capazes de alterar a atividade das células imunológicas do cérebro, o que reduz a inflamação, e consequentemente protege do Alzheimer.
Os órgãos de saúde também ressaltam a importância dos exercícios físicos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o recomendável é fazer 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício aeróbico de intensidade vigorosa por semana. O CDC também enfatiza a importância do treinamento de força pelo menos 2 dias por semana.
Trending no Canaltech:
- Cientistas revelam quem estava nos caixões de chumbo escondidos em Notre Dame
- Os 15 melhores filmes de 2022
- Você sabe qual a diferença entre o pernilongo e o mosquito da dengue?
- Covid-19: Anvisa aprova venda do antiviral molnupiravir em farmácias
- Onde assistir Tulsa King? Série com Sylvester Stallone estreia hoje no streaming
- Os 10 melhores filmes da Netflix em 2022
Fonte: Canaltech