Saúde & Bem-estar

Esta dieta pode evitar o risco de doenças neurodegenerativas em mulheres

Publicidade



Esta dieta pode evitar o risco de doenças neurodegenerativas em mulheres - 1

Não é segredo que adotar uma dieta rica em legumes, frutas e vegetais é uma boa escolha para quem busca uma vida longa. Inclusive, é muito comum escutar que a comida precisa ser colorida para ser saudável. Agora, uma equipe de pesquisadores norte-americanos investigou estudos sobre o tema e confirmou que a hipótese é verdadeira, especialmente para as mulheres. Com esta dieta, o risco de doenças neurodegenerativas é menor.

Publicado na revista científica Nutritional Neuroscience, a revisão sistemática — investigação que compara resultados obtidos por outros estudos — sobre os efeitos de uma alimentação natural e colorida na saúde da mulher foi liderada por pesquisadores da Universidade da Geórgia (UGA), nos Estados Unidos.

Esta dieta pode evitar o risco de doenças neurodegenerativas em mulheres - 2
Consumir frequentemente frutas e vegetais coloridos melhora a saúde da mulher, aponta estudo (Imagem: Mk.S/Unsplash)

“A ingestão dietética dos carotenoides pigmentados parece ser particularmente importante para questões como perda visual e cognitiva”, explicam os autores sobre os impactos deste tipo de alimentação na saúde da mulher. Aqui, vale definir que carotenoides são os pigmentos vivos — como vermelho, laranja, amarelo e verde — que estão presentes em muitas raízes, sementes, frutas e folhas.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

“Esta revisão concentrou-se em doenças neurodegenerativas, mas os efeitos associados são abundantes: níveis mais elevados de carotenoides séricos têm sido associados à redução do risco de câncer de ovário e de mama, sarcopenia [perda de massa muscular], enrugamento da pele, doença inflamatória intestinal e esclerose múltipla”, acrescentam.

Entenda o estudo sobre o impacto da alimentação

Segundo os cientistas, as mulheres tendem a viver mais do que os homens, mas têm taxas, em média, mais altas de doenças ao longo da vida. Neste cenário, a equipe buscou entender de que forma a alimentação pode ser uma aliada na melhora da saúde geral deste indivíduos.

“Esta revisão baseia-se em décadas de trabalhos anteriores mostrando conclusivamente que uma dieta rica em frutas e vegetais — muitos dos quais contêm carotenoides, responsáveis ​​por algumas das cores vivas de frutas e vegetais — está associada a um envelhecimento saudável e longevidade, e um menor risco de doença crônica”, afirma Amy Keller, professora assistente da Universidade do Colorado e que não participou do estudo, para o site Medical News Today.

“As razões pelas quais isso [o benefício] acontece são, provavelmente, multifatoriais, mas as possíveis razões pelas quais os carotenoides são benéficos são por causa da atividade antioxidante e anti-inflamatória”, acrescenta Keller.

Quais verduras, frutas e legumes melhoram a saúde da mulher?

De acordo com o estudo, os seguintes alimentos são ricos em carotenoides e, por isso, podem melhorar a saúde da mulher:

  • Inhame;
  • Couve;
  • Espinafre;
  • Melancia;
  • Pimentão;
  • Tomate;
  • Laranja;
  • Cenoura.

“Se você considerar todas as doenças autoimunes, de forma coletiva, as mulheres representam quase 80%. Então, por causa dessa vulnerabilidade, ligada diretamente à biologia, as mulheres precisam de cuidados preventivos extras”, completa Billy R. Hammond, professor da UGA e um dos autores do estudo, em comunicado.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech