Comer os alimentos certos pode ajudar uma pessoa a viver mais. A informação vem de um estudo publicado na revista científica JAMA Internal Medicine. Isso porque, segundo os pesquisadores, a alimentação saudável pode reduzir em quase 20% o risco de morte prematura.
- Comida vicia? Veja quais são os alimentos que mais provocam essa sensação
- Esta dieta pode evitar o risco de doenças neurodegenerativas em mulheres
O artigo aponta que o público concentrado em consumir mais grãos integrais, frutas, vegetais, nozes e legumes tem menos probabilidade de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias e neurodegenerativas. “Temos muita flexibilidade em termos de criar nossos próprios padrões alimentares saudáveis que podem ser adaptados às preferências alimentares individuais, condições de saúde e culturas”, afirmam os pesquisadores.
Para chegar a essa descoberta, os especialistas acompanharam os hábitos alimentares de quase 120 mil pessoas, ao longo de 36 anos. Na prática, os participantes preencheram questionários alimentares a cada quatro anos. Com isso, os pesquisadores pontuaram as pessoas referentes aos estilos de alimentação saudável recomendados pelos EUA.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Tendo em mente essa pontuação, as pessoas foram divididas em cinco grupos, do menor índice ao maior índice de adesão à dieta. Uma adesão de 25% ajudou a reduzir o risco de morte por doença cardiovascular em uma faixa de 6% a 13% e morte por câncer em 7% a 18%. Além disso, houve uma redução de até 7% no risco de morte por doenças neurodegenerativas. Mas o grande destaque fica por conta da redução da mortalidade por doenças respiratórias: 35% a 46%.
“Nunca é tarde demais para adotar padrões alimentares saudáveis, e os benefícios de uma dieta saudável podem ser substanciais em termos de redução do total de mortes prematuras e diferentes causas de morte prematura”, concluem os autores do estudo.
Não é de hoje que a ciência vem mostrando a importância de comer os alimentos certos: um estudo já revelou que uma dieta a base de plantas pode ser uma ótima aliada contra doenças do coração em todas as idades, principalmente em jovens adultos e mulheres mais velhas. Além disso, pesquisadores também já descobriram que alimentos muito gordurosos podem despertar Alzheimer, ansiedade e depressão.
Trending no Canaltech:
- O que é um filme whodunnit?
- Por que cientistas estão armazenando amostras de fezes congeladas do mundo todo?
- Demissão sem justa causa vai acabar no Brasil?
- Você sabe qual é a diferença entre enchente, inundação e alagamento?
- 8 filmes bizarros e assustadores com palhaços assassinos
- 10 jogos que tiveram lançamentos desastrosos
Fonte: Canaltech