Em novo estudo, cientistas descreveram a descoberta de um método para detectar câncer de próstata através de exame de sangue. A ideia é chegar a um nível de precisão maior que os métodos utilizados atualmente. O teste foi desenvolvido pela Oxford Biodynamics em colaboração com a UEA, o Imperial College London e o Imperial College NHS Trust.
- Novembro Azul: câncer de próstata provoca 44 mortes diárias em homens no Brasil
- Bactéria ligada a câncer de próstata é descoberta: possível avanço para a cura?
A novidade ganhou o nome de Prostate Screening EpiSwitch (PSE), e o estudo piloto envolveu cerca de 147 pacientes. Para isso, os cientistas compararam seus resultados com os do teste padrão de antígeno específico da próstata (PSA), método utilizado atualmente.
Através da análise, a equipe pôde perceber que o PSE aumenta significativamente a precisão geral da detecção de homens em risco. “Quando testado no contexto da triagem de uma população em risco, o teste PSE produz um diagnóstico de câncer de próstata rápido e minimamente invasivo. Isso sugere um benefício real para fins de diagnóstico e triagem”, afirmam os integrantes da equipe.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
O grupo estima que existe uma necessidade na prática clínica diária de um exame de sangue altamente preciso que possa rastrear homens quanto ao câncer de próstata e identificar com precisão quem está em risco.
Câncer de próstata
Conforme aponta o Ministério da Saúde, trata-se do tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.
A doença costuma ser confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
O que acontece é que, durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células anômalas, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).
Sintomas do câncer de próstata
Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas, mas quando apresenta, os mais comuns são a dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
No entanto, esses sinais e sintomas do câncer de próstata também ocorrem devido a doenças benignas, como a hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata, ou a prostatite, uma inflamação geralmente causada por bactérias.
Trending no Canaltech:
- Xiaomi lança walkie-talkie com alcance de 5 km e bateria para até 120 horas
- Google lança a 1ª prévia do Android 14
- Quais as maiores pepitas de ouro já descobertas no Brasil e no mundo?
- Quem é Mama Cax, modelo haitiana homenageada pelo Google
- Android TV 13 começa a chegar a aparelhos compatíveis, mas não para você
- Preview Nova Chevrolet Montana | GM mirou na Toro, mas acertou na Strada
Fonte: Canaltech