As autoridades de saúde dos EUA confirmaram, nesta terça-feira (9), um caso de peste bubônica no Condado de Pueblo, no estado do Colorado. Até o momento, não foram compartilhados detalhes sobre o estado de saúde do paciente com “peste negra” e nem a idade.
A investigação sobre o caso de peste bubônica é coordenada pelo Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente do Colorado. Em nota, as autoridades explicaram que ainda buscam identificar a possível fonte de transmissão da bactéria Yersinia pestis.
Muito possivelmente, o paciente norte-americano foi infectado após a picada de uma pulga contaminada. Os ratos (os “reservatórios” da doença) são muito importantes nesta forma de disseminação, ainda mais quando se considera que a transmissão entre humanos é rara.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canalteche fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que é peste bubônica?
Causada por uma bactéria mortal que vive principalmente em roedores, a peste bubônica pode provocar uma variedade de sintomas. Segundo as autoridades de saúde dos EUA, os indicadores mais comuns são:
- Febre e calafrios;
- Dor de cabeça intensa;
- Dores musculares;
- Náusea e vômito;
- Mal-estar generalizado;
- Inchaço dos gânglios linfáticos, que crescem ao ponto de se parecerem com “ovos”, nas regiões da axila, do pescoço e da virilha.
Quando a peste não é tratada imediatamente, o paciente ainda pode apresentar hemorragia cutânea, o que provoca um escurecimento das extremidades do corpo e também gangrena. Dependendo do caso, a condição provoca a morte do paciente.
No entanto, a doença não é mais letal, quando se considera o tratamento precoce. Este deve ser iniciado ainda na fase da suspeita, antes dos resultados dos exames médicos. Basicamente, consiste na administração de antibióticos.
Histórico da peste bubônica
Embora a peste bubônica tenha causado a morte de dezenas de milhões de pessoas na Europa durante o século XIV, essa infecção bacteriana é bem menos letal atualmente. Entretanto, isso não significa que ela tenha sido dizimada.
Em média, os EUA identificam cerca de sete casos de peste em humanos todos os anos, quase sempre nos estados do Arizona e do Novo México. O último grande surto ocorreu entre os anos de 1924 e 1925 em Las Vegas, no estado de Nevada.
E o Brasil?
“A peste continua sendo potencialmente perigosa em diversas partes do mundo”, lembra o Ministério da Saúde, em artigo. No entanto, não são registrados casos nacionais da doença desde o ano de 2005. Este último caso foi registrado na cidade de Pedra Branca, no Ceará.
Trending no Canaltech:
- Vilão clássico do Superman morre brutalmente 66 anos após sua estreia
- DC Comics finalmente resolve como seu cânone oficial funciona após 86 anos
- 🔥 BOM E BARATO | Galaxy Buds FE está muito barato no Magalu
- 😱 MENOR PREÇO | Galaxy S23 Ultra atinge valor imperdível usando cupom
- Marvel libera 1º trailer da série Agatha Desde Sempre no rastro de WandaVision
- Incêndio na Casa Warner no Rio destrói Annabelle e Batmóvel
Fonte: Canaltech