Na terça-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou a oitava morte pela varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O paciente tinha 33 anos e apresentava comorbidades. Com este novo óbito, o país passa a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial de mortes pela doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Brasil recebe 9,8 mil doses da vacina para monkeypox; saiba quem vai tomar
- Fiocruz investiga transmissão da monkeypox por superfície contaminada no Brasil
Para conter os casos da monkeypox, a Saúde recebeu as primeiras 9,8 mil doses da vacina Jynneos no começo deste mês. De acordo com a pasta, os imunizantes serão destinados para um estudo científico, mas, até o momento, não há previsão de quando as primeiras injeções serão aplicadas.
Casos e mortes pela varíola dos macacos no mundo
No último levantamento da OMS, foram contabilizados mais de 76,7 mil casos oficias da monkeypox, espalhados pelo globo. Estes são os seis países que mais registraram casos oficiais neste ano:
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
- Estados Unidos: 28,1 mil casos da varíola dos macacos;
- Brasil: 9 mil casos;
- Espanha: 7 mil casos;
- França: 4 mil casos;
- Reino Unido e Alemanha: 3,6 mil casos, cada;
Apesar de não ser o país com o maior número de casos, o Brasil ocupa a primeira posição em óbitos pela varíola dos macacos. Inclusive, nesta semana, ultrapassou a Nigéria, onde a doença é endêmica e já está estabelecida há muitos anos. A seguir, confira a lista:
- Brasil: 8 mortes em decorrência da varíola dos macacos;
- Nigéria: 7 mortes;
- Estados Unidos: 6 mortes;
- Gana: 4 mortes;
- Camarões e Espanha: 2 mortes, cada.
Oitava morte pela varíola dos macacos no Brasil
Para entender, a oitava morte pela varíola dos macacos foi registrada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O paciente tinha 33 anos, apresentava comorbidades e morava no município de Divinópolis (interior do estado). O óbito foi confirmado no último sábado (22).
No momento, a possível nona morte pela monkeypox já está em investigação no Brasil. É o que explica a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) sobre um caso no qual os resultados dos exames ainda são aguardados, segundo informações da Agência Brasil.
Casos da monkeypox no país
Na terça-feira (25), o Ministério da Saúde registrava 9.045 casos oficiais da varíola dos macacos no Brasil. Além disso, outros 5.077 casos são considerados suspeitos para a infecção e aguardam o resultado dos exames.
A seguir, confira os cinco estados que mais registram casos da monkeypox:
- São Paulo: 4.012 casos da varíola dos macacos, incluindo duas mortes;
- Rio de Janeiro: 1.203 casos, incluindo três mortes;
- Minas Gerais: 553 casos, incluindo três mortes;
- Goiás: 534 casos;
- Ceará: 440 casos.
Trending no Canaltech:
- O que é metástase | Entenda como um câncer se espalha pelo corpo
- Estudantes brasileiros criam acessório que adiciona tato a prótese
- Telescópio James Webb pode ter encontrado galáxia anã e estrela supergigante
- 5 motivos para NÃO comprar o Volkswagen T-Cross Comfortline
- 5 filmes cientificamente corretos em suas histórias
Fonte: Canaltech