No mês de outubro, as atenções são voltadas para a campanha do Outubro Rosa, que busca auxiliar e alertar milhares de mulheres a se prevenirem da doença e reforçar os cuidados.
Boninho, diretor da Globo, abriu o coração em seu Instagram, e relembrou a luta da esposa, a apresentadora Ana Furtado, contra a doença na qual foi diagnosticada em 2018. Ele refletiu sobre o período conturbado e alertou em torno dos cuidados essenciais, e que até o “exame precoce salva vidas”.
Abaixo, o Observatório dos Famosos reuniu famosas que, além de Ana Furtado, também tiveram câncer de mama. Confira:
Patricia Pillar
No final de 2001, a atriz recebeu diagnóstico da doença de paget, um tipo raro de câncer de mama, que envolve a pele do mamillo e da auréola, por meio do autoexame da mama. Em estágio de gravidade, ela recorreu à quimioterapia e radioterapia de imediato, e se curou.
Em entrevista concedida a jornalista Roberta Cerasoli, da revista Quem, a artista relembrou. “Aprender a lidar com o sofrimento na vida traz tranquilidade. Eu lutei. Em nenhum momento perdi o bom astral. A tranquilidade é uma certa resignação ao fato de que a vida não é só felicidade. Ter lidado com o sofrimento, a dor e a perda me fez bem”, disse.
Angelina Jolie
A estrela dos cinemas e ex-mulher de Brad Pitt passou por uma dupla mastectomia, conhecida como cirurgia para retirada da mama. Na época, ela escreveu um artigo para o jornal New York Times.
“A operação pode levar 8 horas. Você acorda com tubos e expansores nos seios. Parece uma cena de filme de ficção científica. Mas dias depois da cirurgia você pode voltar à sua vida normal“, contou ela sobre em torno da decisão tomada, após médicos terem apontado os riscos de quase 90% de chance em desenvolver câncer de mama.
Elba Ramalho
Em 2010, a cantora foi diagnosticada com a doença, embora não tivesse tido histórico familiar. Após ter se recuperado, ela relatou ter enfrentado um grande caos com a descoberta e o tratamento intensivo que enfrentou.
“Comecei a sentir minha voz mais grave, nasciam cabelos enormes na minha perna. Eu tinha um cisto, observava ele há seis anos, e ele começou a sofrer uma transformação. Foi uma infiltração de hormônio”, disse, em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, em 2013. “Fiz radioterapia, tirei um pedaço da mama. Mas me livrei da quimoterapia, porque o câncer era totalmente hormonal. Quando é assim, não precisa”, explicou.
Arlete Salles
Arlete Salles foi diagnosticada com câncer de mama aos 72 anos. Ela precisou ter feito cirurgia de mastectomia, quimioterapia e radioterapia, e foi curada.
Após a recuperação, a estrela, conhecida por trabalhos como em Toma Lá, Dá Cá, falou sobre as dificuldades da doença. “É muito doloroso. Mesmo com tantos amigos me apoiando, é solitário, devastador. É como atravessar um pântano”, disse, em entrevista à revista Contigo.
Joana Fomm
A atriz, eternizada até hoje no papel de Perpétua na novela Tieta (1989), ficou cinco anos afastada das telinhas após ter descoberto um câncer de mama em 2007. “Fiz dupla mastectomia, porque tinha dois tumores em um sei
o e três no outro. Isso é muito chato, é uma pedra na cabeça da gente”, contou, em entrevista à revista Contigo.
Shirley Temple
Uma das primeiras atriz mirim da televisão, a saudosa artista enfrentou câncer de mama em 1972. “Meus médicos me garantiram que estão 100% seguros de que o câncer foi removido. A única razão pela qual eu falo sobre isso é para convencer outras mulheres a ficar de olho em qualquer caroço ou sintoma. A cura para o câncer é quase certa quando o descobrimos cedo.”, disse ela em entrevista, na época. Shirley morreu em 2014, aos 85 anos, vítima de causas naturais.
VEJA MAIS: Além de Angélica, veja quais famosas também usam vibrador
Fonte: Observatório dos Famosos